Ocorrências Policiais

0
570

Roubos por esticão em Alvorninha e Pataias
Uma mulher foi assaltada pelo método do esticão, a 1 de Dezembro, na Raposeira (Alvorninha). Os ladrões aproximaram-se por detrás da vítima e arrancaram-lhe a mala das mãos. No interior da mala roubada estavam vários documentos pessoais e cerca de 50 euros em dinheiro.
Na Burinhosa (Pataias), a 27 de Novembro, um homem ficou sem um fio de ouro com medalha que lhe foi roubada por dois indivíduos. Os ladrões começaram por pedir informações à vítima e acabaram por lhe roubar o fio.
Na tarde de 30 de Novembro, pelas 16h30, um indivíduo de 49 anos foi surpreendido em flagrante, por outro homem, quando estava a assaltar uma casa nas Caldas. O ladrão foi depois entregue, sob detenção, às autoridades policiais. A PSP continua apenas a divulgar estes assaltos quando os ladrões são apanhados, omitindo outros que Gazeta das Caldas acaba mais tarde por ter conhecimento, mas que não são referidos nos relatórios da polícia.
Uma mulher de 49 anos foi detida pela PSP na manhã de 26 de Novembro, cerca das 8h00, depois de ter injuriado e tentado agredir dois agentes que se deslocaram ao hospital das Caldas devido a distúrbios. A mulher terá ficado exaltada, por motivos desconhecidos, e quando os agentes chegaram já tinha danificado uma cadeira e um cortinado do hospital.
Desconhecidos assaltaram uma empresa no Casal da Areia (Alcobaça), a 25 de Novembro, e furtaram dinheiro e artigos de uma máquina de “vending”, no valor total de 1446 euros.
No mesmo dia, em Alvorninha, foi assaltada uma casa, de onde roubaram artigos avaliados em 450 euros.
No dia 26, um jovem de 22 anos foi detido pela GNR, na zona industrial das Gaeiras, por ter na sua posse um bastão extensível, considerado como arma proibida. No mesmo dia, na Fanadia, a GNR deteve um homem de 31 anos por condução ilegal e posse de droga. Na Atouguia da Baleia assaltaram um veículo.
Na Benedita assaltaram uma viatura no dia 27. Um veículo que foi furtado neste dia, em São Gregório, foi entretanto recuperado nas Caldas da Rainha.
A 28 de Novembro foi assaltada uma viatura na Benedita e outra no Bombarral. No dia 29 assaltaram uma exploração agrícola em Casais Alvarela (Óbidos), de onde furtaram uma quantidade desconhecida de morangos. Duas viaturas foram assaltadas, uma na Amoreira e outra em São Martinho do Porto.
Artigos avaliados em 1750 euros foram furtados, no dia 29, do interior de um veículo, em Peniche.
Um caçador de 67 anos foi detido pela GNR de Óbidos, no Olho Marinho, por estar a caçar com uma arma ilegal e numa zona de protecção cinegética. A Guarda apreendeu um veículo, uma arma de fogo e 15 cartuchos, entre outros artigos de caça.
Sete garrafas de gás foram furtadas da frente de um café em Vale Covo (Bombarral), a 1 de Dezembro.
A 26 de Novembro, ao meio-dia, a PSP das Caldas deteve um indivíduo de 24 anos que conduzia uma mota sem estar legalmente habilitado para tal.
Um homem de 55 anos foi detido a 27 de Novembro, em Peniche, por conduzir com 1,91 gr/l. No mesmo dia foi detido outro condutor, em São Martinho, com 1,54 gr/l. A PSP das Caldas deteve um homem de 43 anos com 1,70 gr/l.
Durante a manhã de 28 de Novembro várias entidades fiscalizadoras realizaram uma operação conjunta, na estrada de Tornada, durante a qual foram fiscalizados 74 automóveis ligeiros e 18 veículos pesados. Foram detectadas 10 infracções ao Código de Estrada, o Código de Imposto Único de Circulação e por falta de condições de higiene.
A Autoridade para as Condições do Trabalho detectou ainda três faltas de inscrição na Segurança Social por parte de condutores de transporte de mercadorias.
Durante a madrugada de 29 de Novembro a PSP das Caldas realizou uma acção de fiscalização rodoviária na qual foram detidas duas mulheres e um homem, com idades entre os 28 e os 34 anos, por conduzirem com excesso de álcool (taxas entre os 1,49 e os 2,43 gr/l).
Um homem de 37 anos foi detido, a 30 de Novembro, pela GNR, na Benedita, por conduzir com 2,02 gr/l. Na Foz do Arelho a GNR deteve outro indivíduo com 2,55 gr/l. A 1 de Dezembro um homem de 39 anos foi detido em Salir do Porto com 2,09 gr/l. Nas Caldas a PSP deteve dois condutores, ambos com 29 anos, com taxas de álcool no sangue de 2,13gr/l e 2,09gr/l.
Na madrugada de 3 de Dezembro a polícia caldense deteve ainda outro homem, de 45 anos, com 2,27gr/l.
De 25 de Novembro a 1 de Dezembro a GNR das Caldas da Rainha registou, na área do seu destacamento territorial, um total de 23 acidentes, dos quais resultaram três feridos ligeiros.

Empresário de Rio Maior faleceu em acidente aéreo em África
Sérgio Soveral, presidente do conselho de administração do grupo Joluso-Invepe, empresa de Rio Maior, foi uma das vítimas mortais do acidente de aviação na Namíbia, a 29 de Novembro.
Sete portugueses morreram na sequência da queda do avião das Linhas Aéreas de Moçambique, que fazia a ligação Maputo – Luanda.
A empresa emitiu um comunicado onde recorda que há sete anos, num acidente de trabalho, tinha falecido o fundador do grupo, pai de Sérgio Soveral, e que “agora a tragédia volta a bater-nos à porta, de forma brutal”. No entanto, a administração garante que “tal como em 2006, saberemos honrar a memória daqueles que tanto fizeram por esta empresa e demonstrar que a Joluso-Invepe se encontra estruturada e organizada, e com capacidade para sobreviver a estes sucessivos infortúnios”.
Segundo o Jornal de Notícias, Sérgio Soveral deslocava-se com frequência a Moçambique e Angola, onde o grupo de Rio Maior tem empresas.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt