Rui Calisto apresenta o livro sobre José Saramago

0
1284
O escritor Paulo Mira Coelho, a professora universitária Annabela Rita, Rui Calisto e o actor Ruy de Carvalho

O proprietário da Casa das Artes da Rainha e da editora Martins Fontes Portugal, Rui Calisto, lançou na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, no dia 9 de Dezembro, um livro da sua autoria sobre a obra de José Saramago.
Intitulada “José Saramago – As Intermitências da Vida” este livro tem a forma de um ensaio. O autor diz que leu toda a obra do prémio Nobel da Literatura, de quem admira o estilo “romancista e teatrólogo”, como realçou na apresentação do livro, onde não deixou de enaltecer “a sua figura humana, a sua literatura, cultura e personalidade cativante”. No entanto, o escritor não deixou de criticar a poesia de Saramago, que disse “detestar”, ao ponto de lhe ter dedicado um capítulo chamado “A (má) poesia saramaguiana”.
Antes de terminar a sua intervenção, Rui Calisto defendeu o Nobel da Literatura, afirmando que este foi injustamente criticado aquando da publicação de “O Evangelho segundo Jesus Cristo” e “Caim”, e que na altura do lançamento do Evangelho ficou “profundamente aborrecido por os maus políticos terem-se intrometido e prejudicado a indicação dessa obra ao Prémio Europeu de Literatura”, lembrou Rui Calisto.
Nesta apresentação esteve também presente Annabela Rita, professora da Universidade do Minho, que prefacia a obra, e o escritor Paulo Mira Coelho, que acutilante nas suas palavras, apontou defeitos na personalidade de José Saramago, deixando a plateia perplexa e chocada, uma vez que era maioritariamente constituída por fãs do escritor.
Também presente, o actor Ruy de Carvalho lembrou a amizade que tinha com Saramago e a alegria que sentia por estar ali a homenageá-lo.
O autor de “José Saramago – As Intermitências da Vida” demorou cerca de dois meses a redigir o livro, concretizando assim um desejo que tinha desde o ano 2000, salientando que “não foi difícil começar a escrever o ensaio pois conhecia toda a sua obra”.

Ana Elisa Sousa
asousa@gazetadascaldas.pt