Atouguiense quer voltar à Divisão de Honra

0
4172
Gazeta das Caldas
O plantel que foi apresentado com o presidente, Victor Vala e o treinador Fernando Pereira

O Grupo Desportivo Atouguiense apresentou a equipa sénior, que vai tentar regressar à Divisão de Honra já na próxima época, no auditório da Sociedade Filarmónica União 1º Dezembro, na noite de 13 de Julho. Há seis reforços (dos quais três já conhecem o clube) e seis juniores (que poderão ser sete) a subir à primeira equipa. O atouguiense Fernando Pereira será o treinador.

No ano em que celebra o 95º aniversário, o Grupo Desportivo Atouguiense quer voltar à Divisão de Honra, depois de no último ano ter descido à I Divisão Distrital. Numa cerimónia com muito profissionalismo, os jogadores foram apresentados um por um. Primeiro os nove que se mantém (André, Marco, Vasco, Edilson, Bruno, Ricardo, Nuno, Jonathan e Francisco), de seguida os seis juniores (que podem ser sete): Rui, Paulo, André, Santos, Chagas, João e António.

Em termos de reforços, quatro vêm do Grupo Desportivo de Peniche: Rui Pinto e David Santos (que passaram pelo GDA há dois anos), bem como Carlos Frederico e Marinho. Além destes, entram Fábio Martins (Ponterrolense) e Rui Costa (que vem do Lourinhanense, mas que no ultimo ano jogou a primeira metade da época na Atouguia).
O treinador Fernando Pereira, que é natural da Atouguia, regressa ao clube e, já com um mês de trabalho, garante que “a escolha do plantel foi muito pensada” e que muitos dos jogadores já trabalharam consigo.
A equipa, com 22 jogadores, está praticamente fechada, deverá ainda entrar um ponta-de-lança. “O plantel dá-me todas as garantias”, disse.
Este ano o clube não paga vencimentos, mas dá prémios por presença nos treinos.
Fernando Pereira apresentou-se como alguém que é “frontal: não vim para aqui para ser mais um treinador”, referiu, garantindo qualidade, inteligência e trabalho. A concluir felicitou a Gazeta das Caldas pelo trabalho desenvolvido e convidou todos os atouguienses a irem conhecer a equipa.
Já o presidente do clube, Victor Vala, afirmou que este é o início de uma nova etapa. O orçamento para a equipa sénior esta época ronda os 18 mil euros. Uma das maiores dificuldades, cada vez maior, é a angariação
de patrocínios.
António José Correia, presidente da Câmara de Peniche, divulgou que nos últimos seis anos o GDA recebeu mais de meio milhão de euros da autarquia, o que “permitiu dar um salto qualitativo grande”. Este ano a Câmara irá apoiar o clube com cerca de 80 mil euros.
Presente na sessão esteve também Jorge Amador, vereador com o pelouro do desporto, que disse que “foi gratificante ver o crescimento do GDA”. Por sua vez, António Salvador, presidente da Junta local, afirmou que o clube é “uma referência do concelho”.