Rui Sousa Vice-Campeão Europeu de Biatle

0
830
Gazeta das Caldas
Rui Sousa no pódio escalão master +40

O Parque Municipal de Albarquel em Setúbal serviu de palco à realização dos Campeonatos da Europa de Biatle e Triatle Moderno de 2017, realizados nos dias 14, 15 e 16 de Julho, numa organização conjunta da Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno e da Câmara Municipal de Setúbal, sob supervisão da União Internacional do Pentatlo Moderno.
Competiram 260 atletas em representação de 10 países, distribuídos por escalões desde os sub 11 até aos master + 60.
O dia 14 de Julho foi dedicado ao Europeu de Triatle em simultâneo com o Campeonato Nacional. Nas provas de Triatle os atletas combinam em formato outdoor contínuo séries de tiro, com séries de natação e séries de corrida, em distâncias variáveis consoante o escalão etário. O EMPENHO & CARISMA – Clube de Pentatlo Moderno das Caldas da Rainha esteve presente com cinco atletas em três escalões, registando-se os seguintes resultados:


Sub 15
– Patrícia Tomé – 21ª no Europeu – 6ª no Nacional
Sub 17
– Eduardo Tomé – 12º no Europeu – 3º no Nacional
– Carlota Rezendes – 13ª no Europeu – 3ª no Nacional
Sub 19
– Rodrigo Marques – 9º no Europeu – 4º no Nacional
– Henrique Bigodinho – 10º no Europeu – 5º no Nacional

No dia 15 de Julho realizaram-se as eliminatórias de Biatle seguidas das finais no dia 16, com quatro atletas do Clube Caldense qualificados. No Biatle os atletas realizaram dois percursos de corrida intercalados por um percurso de natação, concretizados de forma contínua nos arruamentos do Parque de Albarquel e nas águas do rio Sado. O grande destaque desta prova vai para o atleta Rui Sousa que no escalão master +40 se sagrou vice-campeão europeu. Os resultados dos restantes atletas foram os seguintes:
Sub 17
– Carlota Rezendes – 12ª
Sub 19
– Henrique Bigodinho – 13º
– Rodrigo Marques – 14º
Parabéns a todos os Pentatletas do EMPENHO & CARISMA que participaram nestes europeus, em especial ao Rui Sousa pelo título, encerrando-se deste modo a época desportiva, para os nossos atletas, exceto para a Carlota Rezendes que irá representar Portugal na Qualificativa Europeia para os Jogos Olímpicos da Juventude a realizar de 10 a 14 de Agosto aqui na cidade de Caldas da Rainha.