Ecocaminhada levou 650 alunos da Raul Proença ao Parque D. Carlos I

0
1009
Gazeta das Caldas
No fim da caminhada realizou-se uma aula de zumba no antigo parque das bicicletas do Parque D. Carlos I | I.V.

A ecocaminhada da escola Raul Proença realizou-se na passada quarta-feira, 14 de Junho, e levou 650 alunos dos 7º, 8º e 10º ano (os que não têm exames nacionais) a passear pela cidade até ao Parque, onde fizeram uma aula de zumba. Esta foi uma iniciativa que começou no ano passado e que pretende promover a ecologia e sustentabilidade, bem como reforçar o espírito escolar.

Na manhã de 14 de Junho, pelas 9h30 horas, 650 alunos saíram da escola Raul Proença em direcção ao Centro de Saúde.  De forma ordeira, alguns vestidos a rigor para fazer desporto, outros nem tanto, viraram pela esquadra da PSP, passaram pela Praça 25 de Abril, Correios, Rua Heróis da Grande Guerra, Rua das Montras e Praça da Fruta até ao final do percurso, no Parque.
Aí, na zona do antigo parque das bicicletas, tiveram uma aula de zumba, numa parceria com um ginásio caldense que já no último ano participou nesta iniciativa. A aula foi muito participada e muito animada. Quem não fez zumba, aproveitou a esplanada para descansar da caminhada e para repôr energias para o percurso de volta.
Ruben Antunes estuda no 8º ano e considera a caminhada importante. “Apesar de ter sido muito lenta, porque demorámos mais de meia hora para aqui chegar, até é fixe e ajuda a descontrair”, afirmou, notando que não estão habituados a estas actividades.
Tal como Ruben, Vitória Fernandes, do 7º ano, também nunca tinha participado na ecocaminhada. “Achei maravilhoso pois pudemos fazer exercício e divertir-nos”, contou.
Esta aluna considera que “o percurso foi um bocadinho extenso” e que podiam ter feito um caminho mais curto. “Gostei de fazer a aula de zumba, mas estava sempre a enganar-me”, disse.
Esta foi uma iniciativa dinamizada pelos professores Emília Pinto e Edgar Ximenes, que começou no ano passado no âmbito do projecto Eco-Escolas. Pretende sensibilizar para as questões ambientais e fomentar o desporto e as deslocações a pé em detrimento dos meios rodoviários. Por outro lado, pretende também criar rotinas na fruição do Parque D. Carlos I.
Já no final, João Silva, director do Agrupamento de Escolas Raul Proença, salientou a importância da iniciativa. “Numa fase do ano em que o cansaço na comunidade escolar é grande, esta actividade reforça o espírito de grupo e identidade com a escola”. Além disso, realçou que este foi “um ano em que o desafio foi grande” porque a escola recebeu mais de 200 alunos provenientes das escolas que tinham contratos de associação com o Estado. “Havia alguns receios dos encarregados de educação desses alunos, mas correu tudo muito bem e o grau de satisfação dos mesmos foi elevado”, concluiu.
No regresso à escola, os grupos (divididos em turmas acompanhadas por professores) seguiram pelo Bairro Azul e Bairro da Ponte.