Adjudicado projecto de requalificação da zona lagunar da Foz do Arelho

0
3073
Notícias da gazeta

A Câmara das Caldas vai adjudicar por 100 mil euros e um cêntimo à Inplenitus – Arquitectura & Soluções unipessoal, Lda. o projecto “Requalificação da Zona Marítima e Lagunar da Foz do Arelho”. Esta empresa de Coimbra, que já fez o projecto Abraço Verde (que irá requalificar o complexo desportivo das Caldas) terá, depois da assinatura do contrato, cerca de seis meses para criar um ante-projecto e projecto para a requalificação da margem da Lagoa, desde a Avenida do Mar até à zona do cais e parque de campismo.

As várias entidades (Inplenitus, autarquia e Agência Portuguesa para o Ambiente, que tutela a zona da avenida da Marginal) irão também reunir para definirem como será feita a intervenção. O vereador Hugo Oliveira realça que numa primeira fase o mais importante é requalificar a zona do cais. Já a Avenida do Mar precisa de uma intervenção para corrigir “os bares que não estão totalmente legalizados e adequar ao Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC)”, explicou à Gazeta das Caldas.
O concurso foi lançado há quase dois anos e concorreram nove empresas. Na altura a previsão da autarquia era de um investimento na ordem dos cinco milhões de euros. Hugo Oliveira refere que entretanto surgiram alterações regulamentares (como é o caso da alteração do POOC) e que só depois de concretizado o projecto de execução é que terão uma ideia do valor da intervenção. Ainda assim, esse montante terá que ser candidatado a fundos comunitários.