CATÓLICOS DO OESTE – Partimos, Vamos, Somos …

0
961
notícias das Caldas

notícias das CaldasPara comemorar os 300 anos do Patriarcado de Lisboa foi criado um Musical que estreou no Teatro Tivoli em Lisboa e todas as sessões em Novembro estiveram esgotadas. Perante o sucesso, todo o elenco aceitou mais um desafio: repetir este magnífico espectáculo de grandes talentos quer a nível musical, quer a nível da missão pessoal de cada interveniente, nos passados dias 12 a 15 de Janeiro.

Para nós que tivemos a honra de assistir em Novembro a este grande espectáculo, partilhamos que na simplicidade que o envolveu, e caracterizou, ficou o testemunho de fé e de partilha de uma história que não tem fim. A coragem de todos os homens e mulheres de boa vontade que, desde há 300 anos até aos nossos dias, querem fazer o bem pelos outros e por si próprios, independentemente de serem cristãos ou não, de terem fé ou não, com os seus receios e ansiedades, mas com uma enorme vontade de serem felizes e de fazerem outros felizes.
Foi ainda com maior orgulho e alegria que assistimos ao nobre desempenho da nossa paroquiana Ana Sofia Miradouro, que faz parte do elenco deste musical, e que para além de cantar espectacularmente bem, revelou ainda outras facetas nomeadamente ao nível da dança. Pedimos à Ana que desse o seu testemunho enquanto parte integrante deste projecto, e dos bastidores do Tivoli onde se prepara para começar a 2ª temporada a Ana partilha connosco o seguinte:
“Partimos. Vamos. Somos, é o musical que comemora os 300 anos do Patriarcado de Lisboa. Um feito que o papa Clemente XI atribuiu a D. João V e a Portugal por tantos feitos gloriosos, nomeadamente a ajuda ao Papa por diversas vezes contra os turcos, o que nos permitiu ter privilégios que são únicos no mundo. Desse modo o actual Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente, pediu à Matilde Trocado (encenadora) que em conjunto com o Pe. Hugo Gonçalves (autor do texto),realizassem um sonho e desejo seu: fazer um musical com pessoas de toda a diocese e que fosse apresentado por altura das comemorações dos 300 anos (7 de Novembro). E assim foi, foram então realizados castings e como resultado final foram escolhidos mais de 30 jovens de paróquias distintas, de Torres Vedras, Caldas da Rainha, Bombarral, Estoril, Cascais, Sintra e de tantas outras paróquias de Lisboa.
Como participante deste projecto reconheço que houve um trabalho imenso por parte de todos para que se conseguisse colocar num prazo de um mês todo este espectáculo a palco. Trabalhámos todos os dias até à meia-noite (isto depois de sairmos dos nossos empregos, escolas, faculdades, etc) com profissionais que nos ajudaram muito, quer com coreografia, com texto, com canto e com representação. Só assim foi possível que de 17 Outubro a 18 de Novembro, data da estreia do Musical, tudo estivesse pronto para podermos transmitir e partilhar – com a sala sempre cheia – todo o nosso trabalho e missão. É interessante poder partilhar todo esse esforço, pois estamos em regime de voluntariado, com outros jovens católicos e não católicos que também são ativos nas suas paróquias e por em prática os vários talentos que Deus nos proporciona.”
Seria bom que este maravilhoso espectáculo pudesse agora ser visto por toda a Diocese, como fonte de inspiração para todos nós.
Que o Espírito Santo nos ilumine a todos, como fez com estes jovens.
Marta e Miguel Xavier
Pastoral Juvenil de Caldas da Rainha