Corvina com 46 quilos foi pescada na Praia do Bom Sucesso

0
14747
António Pereira deitado junto à corvina que pescou após três horas e meia de luta com o peixe | DR

O pescador António Pereira nem queria acreditar! Na passada quinta-feira, 6 de Julho, pescou uma corvina com 46 quilos que media 1,66 metros, apenas com a sua habitual cana de pesca e a partir da praia.
“Estivémos três horas e meia para a conseguir retirar”, contou o pescador à Gazeta das Caldas acrescentando que, para esta tarefa inesperada, foi fundamental a ajuda do seu vizinho, o também pescador José Nicolau e do veraneante Fernando Barra que o ajudaram a retirar o peixe para terra

“Ela [a corvina] foi “ferrada” entre a Aberta e o Gronho e ainda viémos a tentar puxá-la até à Praia do Rei Cortiço para a cansar e depois conseguir retirá-la”, explicaram os pescadores que não têm memória de uma pescaria tão atípica por estas bandas. “Só no Tejo e que há relatos da pesca de uma corvina de 50 quilos”, disseram António Pereira e José Nicolau. O primeiro tem 66 anos e pesca desde os 14 e o seu inesperado “ajudante” tem 60 anos e pesca desde os 12. “Foi uma aventura inesquecível!”, disseram estes caldenses que não vão esquecer esta pescaria, digna de constar no palmarés do melhor pescador.
Até agora António Pereira tinha no curriculum uma corvina com 4,2 quilos e um robalo com 4,6 quilos.
E para que não haja dúvidas sobre esta pescaria foi feito o filme que pode ser visto no YouTube, sob o nome corvina 46. Ainda foi preciso a ajuda de um quarto amigo que trouxe uma tábua com cintas e cordas para melhor poder transportar o peixe de 46 quilos na areia da praia.
António José Xavier, que fez parte da selecção nacional de pesca que ganhou o campeonato do mundo desta modalidade por quatro vezes, disse à Gazeta das Caldas que este tipo de captura não é vulgar na nossa costa, não por não haver peixes desta dimensão (que os há), mas sim por habitualmente os pescadores não estarem preparados para os apanhar com as artes que possuem.
“É preciso ter muita destreza e muita sorte para retirar do mar um peixe deste tamanho”, disse, felicitando o pescador.