A Retina

0
1077
Noticias das Caldas
|DR.

A retina é um dos constituintes mais importantes do olho humano. Trata-se de um tecido altamente especializado, constituído por diversos tipos diferentes de células que têm como função captar a luz e transformá-la em impulsos nervosos. Por sua vez essa informação é conduzida pelo nervo ótico ao cérebro, que vai interpretar os impulsos nervosos e transformá-los nas imagens que constituem a nossa visão. Porém, as células da retina têm uma fraca capacidade de renovação pelo que é importante preservá-las ao longo da vida.

Em íntima relação com a retina está o gel vítreo, que se trata de um material transparente em contacto com a superfície interna da retina e que preenche e dá forma ao olho humano.
Sintomas como a visualização de “moscas” ou “teias de aranha”, tecnicamente designadas miodesópsias ou visualização de “flashes” de luz, tecnicamente designadas fotopsias, devem merecer a nossa atenção. Tais queixas podem estar associadas a um descolamento do vítreo relativamente à retina. O descolamento do vítreo é um fenómeno normal e frequente ao longo da vida, contudo pode complicar-se e provocar uma rasgadura de retina. As rasgaduras de retina constituem uma urgência oftalmológica, devendo ser tratadas o mais depressa possível com fotocoagulação laser. O tratamento por laser é um procedimento relativamente simples e indolor, passível de ser realizado em clínica. Quando não são tratadas atempadamente, as rasgaduras podem evoluir para um descolamento de retina. O descolamento de retina é uma situação grave, que acarreta um risco iminente de perda de visão, tendo indicação para cirurgia.

Dr. Arnaldo Santos
Associação Médica Olhar Bem, clínica exclusivamente dedicada à oftalmologia médica e cirúrgica, onde trabalham oftalmologistas de carreira hospitalar subespecializados nas diversas patologias oculares.