A consulta de Higiene Oral / Prevenção em Saúde oral

0
2023
Noticias das Caldas

O Sorriso é um espelho da nossa alma, e na verdade é quase como que um cartão de visita. O sorriso fala por si. Ele indica não só o seu estado de espirito, como também revela uma série de hábitos de nutrição e higiene oral.
Uma boa higiene oral é um fator determinante na prevenção da maioria das doenças que afetam  a saúde oral, caracterizando-se pela correta eliminação dos residuos alimentares e impossibilitando a fixação nos dentes e nas gengivas de um conjunto de bacterias que , se não removidas, darão origem a  formaçaõ de placa bacteriana e tartaro, as principais causas de cáries e doenças periodintaias ( gengivas)

Para uma correta prevenção e manutenção, As visitas à Higienista oral devem ser regulares( no minimo de 6 em 6 meses) e os cuidados diários aconcelhados pelo médico/higienista devem ser seguidos. Estes cuidados incluem uma correta escovagem com um dentifrico fluoretado( pelo menos duas vezes ao dia), o uso de fio dentario ( uma vez ao dia, de preferência à noite), uma dieta saudavél com todos os nutrientes necessários, evitar o consumo de alimentos e /ou bebidas açucaradas, evitando também o tabaco/alcool, que contribuem para a doença periodontal e o cancro oral.
A especialidade de Higine Oral é dirigida à prevenção das doenças orais e à manutençõa dos tratamentos efetuados pelas outras especialidades, atuando numa vertente mais educativa e preventiva a cada paciente, afim de adequar hábitos de higiene oral especificos para cada doente. Faz parte também da consulta de higiene oral a remoção da placa bateriana e tártaro das superficies dentárias através da destartarização e/ou alisamentos radiculares, a aplicação de verniz de flúor  para a prevenção de cáries e redução da sensiblididade dentária, remineralizando e fortalecendo a estrutura dentária, a aplicação de selantes,  sendo este um  tratamento para a prevenção de cáries,  bem como o despiste de problemas do foro estomatológico, assim como, o reencaminhamento para cada especialidade para o respetivo diagnóstico e tratamento.
As consultas de higiene oral são periódicas e determinantes para o sucesso de todos os tratamentos efetuados e a manutenção de um sorriso bonito e saudável.
Para além de trabalhar na area clinica, realizo um trabalho comunitário em parceria com  clínicas dentárias, dentro da mesma area. Complementando assim as duas areas. Chama-se Projeto Sorriso Saudável, que nasceu em 2012,  no sentido de reforçar estilos de vidas saudáveis de saúde oral. Para a população infantil abordamos o tema da saúde oral de uma forma mais lúdico/ pedagógica através do teatro infantil “ O Pastilhas no Reino dos Sorrisos”. Para a restante população realizamos ações de sensibilização/ palestras com o tema “ A saúde começa pela boca” e “Envelhecer a Sorrir”
É neste contexto que ano após ano, continuamos com motivação suficiente para continuar a trabalhar e desenvolver iniciativas nesta area e poder contribuir para hábitos mais saudaveis. A Clinica Implantsmile/ Kidsmile é parceira neste projeto. Estas parcerias e apoios são de extrema importâcia para o sucesso destas iniciativas.

Vânia Marques,
Higienista Oral – Projeto Sorriso Saudáve
Implantsmile/Kidmile