Pombais contraceptivos: uma solução para controlar estas populações

0
1219
| D.R.

Terminar com o abate de pombos e controlar as suas populações para que não se tornem pragas é o propósito da criação de pombais contraceptivos. Estes são abrigos com água e alimento para pombos, que pretendem incentivar os animais a ali nidificar. Depois uma equipa técnica troca regularmente os ovos ali colocados por reproduções artificiais (em gesso ou plástico).

Desta forma, que tem vindo a ser cada vez mais utilizada em grandes cidades da Europa e Estados Unidos da América, evita-se o descontrolo populacional em ambientes urbanos.
Segundo o PAN, que em Julho propôs esta medida a todas as autarquias, o objectivo é controlar a população de pombos mas “de forma ética, eficaz, sustentável, ecológica e económica” e “sem necessidade de recorrer a técnicas letais”.
Além disso, estando os pombos concentrados nestas estruturas, “não irão mais procurar parapeitos ou telhados de casas e monumentos”.
Nas Caldas esta poderia ser uma solução para controlar as populações que habitam nos pavilhões do Parque, no Tribunal ou nos prédios Viola.