Caldas empata na casa do último

0
828
Hugo Neto apontou nos Açores o seu 11º golo na temporada (foto de arquivo)

Sem deslumbrar, o Caldas fez uma actuação segura na Praia da Vitória e chegou à vantagem com um golo de cabeça de Hugo Neto. Mas um erro sobre o minuto 90 fez perder dois pontos

Campo: Municipal Dr. Durval Monteiro, Praia da Vitória
Árbitro: Rui Mendes (santarém)
FONTINHAS 1
Gonçalo Toste, Gilberto Meneses, Luciano Serpa, Mauro Reis, João Dias, Vasco Goulart (Dário Simão 53), Ruben Miranda, Gustavo Martins (Amonike 64), Jordanes Medeiros, Francisco Viveiros (Flávio GOmes 79)
Não utilizados: Délcio Azevedo, André Silva, João Moutinho, José Dias
Treinador: Nuno Janeiro
Caldas 1
Luís Paulo [7]; Passos [7], Militão [7], Gaio [7] e Farinha [7]; Paulo Inácio [7], Simões [7] (Bruno Eduardo [4] 90) e Pedro Faustino [7]; Januário [7] (Leandro [4] 74), João Tarzan [7] e Hugo Neto [7] (André Santos [4] 85)
Não utilizados: Rui Oliveira, Yordy, Marcelo, Ruca
Treinador: José Vala
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: 0-1 Hugo Neto (61), 1-1 Amonike (88’)
Disciplina
Amarelo: Vítor Miranda 72, Gilberto Meneses 79

Na segunda viagem da temporada à Praia da Vitória, na Terceira, o Caldas somou um empate, que foi suficiente para manter o segundo lugar na tabela classificativa. Foi possível acompanhar este jogo pela transmissão numa página não oficial do Fontinhas, gerida por adeptos.
José Vala manteve o 11 que venceu na jornada anterior o Águeda e a equipa respondeu bem, assumindo o controlo do meio campo, com Paulo Inácio e Simões a assumirem um papel importante na ocupação dos espaços e na pressão sobre o portador da bola.
No entanto, os alvinegros não conseguiam capitalizar essa supremacia na zona central do terreno. O Fontinhas, com novo treinador no banco de suplentes, reagia bem ao efeito de “chicotada psicológica”, defendendo muito bem o seu reduto defensivo.
Apesar do domínio do Caldas na posse de bola, em oportunidades o equilíbrio dominava. O Fontinhas ameaçou com dois remates de longe. O Caldas respondeu da mesma forma, por Januário, e em dois cantos desviados com perigo por Farinha e Gaio.
Na segunda parte, o Caldas aumentou o ritmo e criou perigo num remate de longe de Pedro Faustino e num livre de João Tarzan. Mas foi Hugo Neto que abriu o activo. Paulo Inácio recuperou a bola no ataque e lançou Passos, que da direita cruzou para o avançado fazer o seu 11º golo na temporada.
O Caldas parecia ter o jogo controlado, mas o Fontinhas foi crescendo e provocou o erro ao Caldas em cima dos 90. Farinha pressionado perdeu a bola para Vítor e atirou forte, Luís Paulo só conseguiu sacudir para a frente e Amonike foi mais rápido sobre o ressalto e empatou o jogo.

RECORDE COM 42 ANOS À VISTA

O empate na Praia da Vitória foi o 14º jogo consecutivo dos alvinegros sem perder, uma série que se iniciou, justamente, contra o Fontinhas a 20 de Outubro do ano passado, com uma vitória por 5-0.
Estas 14 partidas já constituem a melhor série de invencibilidade dos pelicanos neste século, mas há outra marca que se aproxima a passos largos que pode ser igualada já na visita a Santarém, este domingo. A melhor série de jogos sem perder do Caldas remonta à temporada 1977/78, ano em que o clube se sagrou campeão nacional da 3ª Divisão. Essa equipa não perdeu qualquer jogo em toda a primeira volta, num total de 15 jogos, perdendo a invencibilidade na primeira ronda da segunda volta.
Esta equipa contava nas suas fileiras com jogadores como Custódio (actual presidente da Mesa da Assembleia-geral do clube), Fortunato, Eduardo Marques, Forneri, Orlando, Delfim, Valdir, entre outros.
Assim, os comandados por José Vala podem igualar esse registo em Santarém, e preparar-se para escrever mais uma página de história do clube na semana seguinte, em casa contra o primeiro classificado Praiense.