Câmara e CHO sem diálogo nem soluções para preservar o Jardim de Água de Ferreira da Silva

0
2281
Gazeta das Caldas
Pouco a pouco a obra tem vindo a ser grafitada e vandalizada. Atenta às questões do património, Isabel Xavier, do PH, pediu a classificação deste monumento como sendo de interesse público e interesse municipal.

O Jardim de Água, a obra de Ferreira da Silva situada atrás do Chafariz das Cinco Bicas em propriedade do CHO, está ao abandono há vários anos e não há quem assuma a responsabilidade da sua recuperação e manutenção. A Câmara diz-se disposta a ajudar, mas empurra a responsabilidade da manutenção para o CHO, o qual se limita a dizer que está a estudar o assunto.
Entretanto a Associação Património Histórico (PH) pediu à Direcção Geral do Património Cultural (DGPC) a classificação daquela obra de arte como Imóvel de Interesse Público.

Mesmo não sendo a proprietária da obra de Ferreira da Silva, a Câmara das Caldas diz que “deseja colaborar com o Centro Hospitalar na aquisição e montagem de um novo sistema que funcione” e que possibilite que haja água a circular no Jardim de Água. Para tal, solicitou um orçamento a uma empresa local da especialidade, que estimou esse investimento em cerca de  22.500 euros.