Caldas da Rainha vai ter uma estátua dedicado a Rafael Bordalo Pinheiro, que vai ser colocada na Praça da Fruta, no centro da cidade, onde as pessoas se poderão fotografar às semelhança de que se faz com Fernando Pessoa, na café A Brasileira, em Lisboa. A autoria do projecto é do cartoonista do Expresso, António, e vai custar 60 mil euros aos cofres da Câmara Municipal. Neste momento, há duas propostas para a obra: uma só com Bordalo e uma outra com este artista e uma das suas criações mais icónicas, o Zé Povinho

Com a colaboração de artistas caldenses, António já fez uma estátua dedicada a Bobby Robson e que pode ser vista no Algarve

O cartoonista António vai homenagear Rafael Bordalo Pinheiro, criando uma estátua que será colocada na Praça da Fruta, no centro das Caldas.
Segundo a vereadora da Cultura, Maria da Conceição Pereira, já foram apresentadas à Câmara duas propostas: uma que tem apenas Rafael Bordalo Pinheiro e uma segunda onde este último é representado ao lado de uma das suas figuras mais icónicas, o Zé Povinho. Ambas estão colocadas em bancos, de modo a permitir que os visitantes se juntem às peças para ser retratados.
“Em breve, o autor irá apresentar à Câmara as novas versões das propostas com mais pormenor”, disse a autarca à Gazeta, explicando que a Câmara Municipal das Caldas está também a auscultar mais personalidades da cidade sobre qual será a melhor versão para colocar no centro da cidade. Uma delas é a livreira Isabel Castanheira, que é também autora de várias obras sobre Rafael Bordalo Pinheiro, incluindo sobre a sua presença na cidade
“Será um projecto que vai para a Praça da Fruta e que gostaríamos que avançasse ainda este ano”, assevera a vereadora Maria da Conceição. A obra, à semelhança daquela que representa Fernando Pessoa e que está colocada no café Brasileira – na zona do Chiado, em Lisboa – vai permitir aos visitantes que se fotografem com o criador bordaliano.
Maria da Conceição Pereira afirmou que a implementação desta proposta vai custar 60 mil euros, valor que inclui a passagem da peça a bronze.
Aquela responsável afirmou ainda que a vinda de António à autarquia para discutir os pormenores e a escolha da melhor versão da obra está prevista para o mês de Fevereiro.
António Antunes, que é também o mentor do World Press Cartoon, evento que se tem realizados nos últimos anos das Caldas da Rainha já idealizou outras estátuas como a de Bobby Robson e que se encontra no aldeamento Pestana Vila Sol Golf em Vilamoura (Algarve). Tal como nesse projecto, também na obra de Bordalo Pinheiro, António vai trabalhar com os autores caldenses Carlos Constantino e José Carlos Almeida. Na concretização da estátua de Bobby Robson, os dois caldenses auxiliaram António, em 2016, na modelação do corpo e do busto da estátua do treinador inglês que foi feita à escala natural.
António é um dos responsáveis pela decoração da estação de metro do aeroporto de Lisboa onde marcam também presença Bordalo e Zé Povinho, entre outras notáveis figuras nacionais.