Está a decorrer até ao final do mês de Dezembro na galeria do Posto de Turismo uma das iniciativas que fez parte da Mostra de Artes Visuais, Maga. Nos próximos fins de semana de 15 e 16 e de 22 e 23 de Dezembro vai realizar-se, no pátio da Galeria do Posto de Turismo, uma Feira de Autor onde vão estar à venda trabalhos de vários autores locais.

Gazeta das Caldas - Maga
Nuno Bettencourt é um dos responsáveis pela organização da Maga

A 9ª edição da Mostra de Artes Visuais (MAGA) está a decorrer e tomou como sede a galeria do Posto de Turismo. Ao longo dos meses de Novembro e Dezembro decorreram workshops, conferências, exposições e alguns concertos, que tiveram lugar nos museus Malhoa, do Hospital e nos Silos.
Este ano o evento contou com a participação de várias escolas do 1º ciclo e ainda envolveu o trabalho visual da designer Marta Guerra Belo. Esta autora foi a responsável pela imagem gráfica da presente edição, que serviu ainda de base para mais trabalhos dos alunos. Da programação fizeram parte apresentações do resultado de dois workshops de serigrafia e de risografia (uma técnica de impressão similar à serigrafia e que permite que seja impressa uma cor de cada vez) no Museu do Hospital.
“Ao todo tivemos mais de 150 participantes, entre alunos e artistas”, disse Nuno Bettencourt, que acrescentou que pretende para o próximo ano manter a ligação às escolas. A parceria com as várias entidades da cidade contribui para que a Maga se vá tornando “num evento cada vez mais comunitário”.
Nesta edição a Maga estabeleceu uma parceria com o colectivo Grémio Caldense e pôde contar com uma programação especial dedicada à música com a apresentação de projectos de vários estilos musicais, bem como de DJ’s.
As associações convidadas estão presentes na galeria do posto de turismo, ficando a exposição dos seus trabalhos patente ao público até 31 de Dezembro. Haverá uma feira de autor e o lançamento do próximo número da revista relativa ao projecto Galdéria.
Ao longo das suas oito edições, o ponto alto da Maga é a exposição colectiva de ilustração que permite dar a conhecer os trabalhos de autores de várias idades e com diferentes linguagens. A cada edição, o número de participantes tem variado entre 70 a 100.
A Maga vai muito mais além do que apenas destacar o design gráfico e a ilustração pois neste momento a iniciativa conta igualmente com performances, concertos, espetáculos de multimédia, apresentação e feira de fanzines, workshops de serigrafia, pintura mural, entre outras iniciativas.
“Estamos a prever realizar algumas iniciativas com o Centro da Juventude”, disse Nuno Bettencourt, que é também responsável do Atelier Arte e Expressão, entidade que há oito anos tenta motivar artistas a participar, bastando para tal que os autores tenham uma ligação às Caldas.
A Câmara e a União de Freguesias e o Maratona dão um apoio ao evento, este último apoiando nas refeições dos artistas que vêm de fora.