O Manobras vai passar por Alcobaça e S. Martinho do Porto

0
785
Gazeta das Caldas
Os espectáculos terão em comum as marionetas e formas animadas |DR

O Manobras é um festival internacional de marionetas e formas animadas que passa por 13 municípios. Até 29 de Outubro a programação inclui 14 espectáculos e uma oficina. Sete desses espectáculos serão exibidos em Alcobaça: nos mosteiros de Sta. Maria e de Coz, no Museu do Vinho, no Jardim do Amor, no cine-teatro e em São Martinho do Porto.

Este ano nasceu o primeiro festival internacional de marionetas e formas animadas da ArteemRede – um projecto de cooperação cultural que existe há 12 anos e que junta 15 municípios. Manobras é o nome do evento, que nasce depois de oito edições da Festa da Marioneta.
O início do festival estava previsto para ontem, em Alcobaça (um dos municípios fundadores da ArteemRede), que receberá mais seis eventos até 29 de Outubro. Além de Alcobaça, o festival irá passar por mais 12 municípios (Abrantes, Alcanena, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço e Tomar).
O Manobras apresenta três espetáculos e uma oficina de artistas nacionais, aos quais se juntam propostas de companhias com origem em França, na Holanda e no Chile.
A programação divide-se em três categorias. As Manobras Nacionais incluem os espectáculos e oficina de criadores portugueses, as Manobras Internacionais, das companhias estrangeiras e as Manobras pelos Territórios, que são projectos de residência artística que envolvem as comunidades locais e se inspiram nas histórias dos lugares.
O festival integra o projecto Outros Centros, que conta com um apoio do Programa Operacional Centro 2020 de cerca de 475 mil euros.

Na apresentação do festival, Marta Martins, directora executiva da Arteem Rede, salientou que o Manobras estará presente “em espaços não convencionais, como praças e jardins, e em locais associados ao património cultural local”, com o objectivo de “levar o público do Festival a conhecer lugares históricos, museológicos e culturais de cada região”.
Já Inês Silva, vereadora de Alcobaça, afirmou que “o projecto Museu da Existência, da companhia Amarelo Silvestre, que vai ser apresentado no Museu do Vinho, é um dos exemplos da importância dada pelo festival ao envolvimento da população local”.
Por sua vez, o presidente da Câmara, Paulo Inácio, salientou a importância do financiamento do Centro 2020.

PROGRAMA

9 Setembro – E_Nxada (Erva Daninha e Binaural/Nodar – Portugal) – Praça Frederico Ulrich – São Martinho do Porto – 18h00

22 e 23 Setembro – Museu da Existência (Amarelo Silvestre Associação Cultural – Portugal) – Museu do Vinho – 15h00 e 21h30

1 Outubro – Trilogia Livre em Lambe Lambe (OANI Teatro – Chile) – Jardim do Amor – 16h30

5 Outubro – Geometrias do Diálogo (Juscomoma – França) – Mosteiro de Cós (com visita) – 11h00; 12h00; 15h00; 16h00; 17h00; 18h00

22 Outubro – Pescador (Silencio Blanc – Chile) – Cine-teatro João d’Oliva Monteiro – 18h00

27 Outubro – Mãos ao Alto! (Leo Petersen – Holanda) – Cine-teatro João d’Oliva Monteiro – 11h00