Memória e contemporaneidade de mãos dadas em Óbidos

0
918
Gazeta das Caldas
Os artistas contemporâneos Nuno Nunes Ferreira e Ana Vidigal durante a inauguração da exposição | D.R.

“Guardadores de Memórias_Hoje” e “Toma Lá Dá Cá”, são duas exposições que se encontram patentes, respectivamente, no Museu Municipal e na galeria Nova Ogiva, em Óbidos. As duas mostras “casam-se” no sentido em que uma fala da memória desde o início da nacionalidade e a outra apresenta as memórias de dois artistas e a sua relação com Óbidos.
A mostra “Guardadores de Memórias_Hoje” pretende criar uma relação entre os objectos do acervo dos museus D’Óbidos e a obra dos artistas contemporâneos Ana Vidigal e Nuno Nunes Ferreira. O desenho da exposição decorre de uma ordem cronológica, indo buscar objectos arqueológicos e outros como a carranca, as roletas dos irmãos e a burra, uma arca que transportava os documentos mais importantes e os valores do reino.
Já na exposição “Toma Lá Dá Cá”, que está patente na galeria novaOgiva, os artistas Ana Vidigal e Nuno Nunes Ferreira foram convidados a “fazerem dialogar” as suas obras, que remetem para memórias dos séculos mais próximos, com as do Museu Municipal, refere nota de imprensa da autarquia.
Tendo como mote o tema do Ano Europeu “O Património Cultural”, o artista Nuno Nunes Ferreira vai encher a vila com as letras das muitas memórias que utiliza para expressar o seu sentir e forma de estar.
As exposições vão estar patentes até 15 de Abril (Toma Lá Dá Cá) e 20 de Maio (Guardadores de Memórias_Hoje).