A vida numa aldeia vence Shortcutz Caldas da Rainha

0
1100
A vida na aldeia de Alfaião deu origem ao documentário | D.R.

A curta-metragem “Alfaião”, realizada e produzida por André Almeida Rodrigues, foi a vencedora do mês de Fevereiro do Shortcutz Caldas da Rainha, que está a decorrer no Centro da Juventude.

O documentário, que contempla o dia-a-dia de uma aldeia, foi considerado uma das cinco melhores curtas-metragens portuguesas estreadas em 2017 por bloggers cinéfilos portugueses e ganhou o Prémio do Público do Shortcutz Funchal 2017. Já foi exibido em 12 países, nomeadamente em festivais internacionais.
“Alfaião” é também o projecto final do mestrado em Som e Imagem que André Almeida Rodrigues fez na Universidade Católica Portuguesa. O realizador não tem raízes familiares com a aldeia localizada perto de Bragança e de Espanha que, em 2011, era habitada por 173 pessoas. Refere, no dossier de imprensa, que a escolheu porque lhe interessava contemplar o quotidiano de uma aldeia, que os “citadinos sonham um dia ter”.
Shortcutz é um festival internacional de curtas-metragens, que tem por base a partilha de conhecimento cinematográfico através de uma competição. Nas Caldas da Rainha decorre nas últimas terças-feiras do mês, às 22h30, no Centro da Juventude das Caldas da Rainha.
Em cada sessão é escolhida a melhor curta-metragem do mês, no final será eleita a melhor curta-metragem da temporada. F.F.