António Pimenta foi homenageado em Elvas

0
1247
António Pimenta, ao centro, acompanhado pela família na homenagem feita em Terrugem (Elvas), de onde é natural | D.R.

Está radicado nas Caldas, há vários anos, o ex-dirigente desportivo António Pimenta. No sábado, 24 de Fevereiro, este responsável da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) – que há 29 anos se ocupava do futebol e jovem e viu a selecção nacional de sub 20 se sagrar pela primeira vez campeão do Mundo em Riade – foi homenageado em Terrugem, freguesia de Elvas de onde é natural. A homenagem foi organizada pela Juventude Desportiva de Terrugem que também assinalou o seu 34º aniversário.

A iniciativa incluiu inauguração de uma exposição que reuniu fotografias, medalhas, camisolas e documentação relacionadas com as conquistas de António Pimenta enquanto dirigente desportivo.
Na exposição estiveram presentes imagens e documentos referentes aos êxitos alcançados durante o seu percurso na Federação Portuguesa de Futebol como, por exemplo, o facto da Selecção Portuguesa ter ganho o Campeonato Mundial em Riade, assim como memórias relativas ao Campeonato Nacional da 3ª Divisão, ganho pelo Caldas Sport Clube, em 1972, altura em que António Pimenta era presidente da direcção.
A homenagem culminou com um jantar onde participaram 250 pessoas, onde marcaram presença o representante da Federação Portuguesa de Futebol, Rui Manhoso, o presidente da Associação de Futebol de Portalegre, Nelo Vingada, a ex-glória do Benfica, António Simões e os ex-jogadores que ganharam o Campeonato do Mundo de 1989, em Riade, João Pinto e Hélio Sousa. Marcaram igualmente presença o ex-secretário geral do PS, António José Seguro, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Elvas e a presidente da União de Freguesias de Terrugem e Vila Bom.
Nas Caldas da Rainha António Pimenta teve durante vários anos a Galeria de Arte Pepper’s, na Rua Miguel Bombarda, tendo dado a conhecer obras de pintura e escultura de inúmeros artistas portugueses e alguns internacionais. N.N.