Caldas RC conquista o quinto lugar neste Torneio internacional

0
885

Passados 17 anos desde a última edição, em 2002, regressou no passado fim-de-semana de 1 e 2 Junho o célebre Lisboa Sevens, torneio internacional de Rugby VII que se deseja permaneça no calendário nacional.
A edição do Torneio Open deste ano, para os escalões masculino e feminino, decorreu em conjunto com o Campeonato Nacional da 1ª Divisão Sevens, com a participação dos oito melhores clubes nacionais nesta variante.
Organização competente da Sports Venture, teve lugar no complexo desportivo da Tapada, casa do Agronomia Rugby. Apenas uma nota algo negativa, mas de que os organizadores logicamente não conseguiram resolver, a elevadíssima temperatura que se fez sentir, tanto no Sábado como no Domingo, com temperaturas a rondar os 36-37 graus, o que dificultou o desempenho de todas as equipas participantes sem, contudo, impedir a entrega e elevado espirito competitivo dos 25 conjuntos e dos cerca de mais de 250 atletas presentes.
O Caldas RC participou no Open masculino, competição que teve a inscrição de 12 equipas, entre as quais a forte seleção de Hong Kong, a 15ª melhor seleção mundial de sevens e a equipa Argentina do CURNE, em digressão pela Europa.
Vindo de duas vitórias no Torneio de Belas e no III Torneio da Rainha, organizado pelo Clube Caldense, a equipa Pelicana apresentou-se com algumas ausências importantes, o que não permitiu levar à Tapada, a melhor constituição possível, e logo para um Torneio de dois dias com, no mínimo, seis partidas a disputar.
A equipa Pelicana esteve à altura das suas cores e emblema terminando o Open num muito honroso 5º lugar, a melhor das classificações possíveis face ao quadro muito difícil em que foi colocada – na Fase de Apuramento o Caldas RC teve pela frente a Seleção de Hong Kong, o RC Santarém e a forte equipa dos Jaguares (St. Julian’s Rugby em conjunto com a ER Galiza) no Grupo A.
Terminando esta fase no 2º lugar do Grupo, os Caldenses encontraram nos ¼ Final os Argentinos do CURNE, que se viriam a sagrar vencedores do Torneio Open, conquistando, ainda a Cup, na finalíssima frente ao Campeão Nacional o Belenenses Rugby.

Resultados:
Fase de Grupos:
Caldas RC 19 vs RC Santarém 19
Caldas RC 26 vs Jaguares 17
Caldas RC 7 vs Seleção Hong Kong 26
1/4 Final:
Caldas RC 10 vs CURNE 27
Apuramento 5º ao 8º Lugares:
Caldas RC 17 vs RV Moita 12 (após prolongamento)
Caldas RC 26 vs RC Santarém 7

Com este resultado o Caldas RC apurou-se para disputar a Plate (o segundo troféu do Torneio), defrontando o Técnico Rugby, 3º classificado do Campeonato Nacional. Já muito desgastados – no 2º dia da competição os Pelicanos apresentaram-se apenas com 9 jogadores – apenas 2 suplentes, não conseguiram resistir ao maior poder dos seus adversários, sendo derrotados por 28-0, mas honrando o Rugby, o “verde e azul” e o Pelicano que trazem no coração.
A escola de Rugby do Caldas RC, dirigida há quase duas décadas pelo símbolo do Clube Caldense Patrício Lamboglia continua, e continuará, a produzir o Futuro do Rugby Caldense.
Alinharam pelo Caldas RC: Alexandre Vieira (3E, 1T), Bruno Martins, David Esteves, Filipe Gil (1E), Jonathan Nolan (1E, 3T), Leonardo Ferreira (1E), Oscar d’Amato (4E, 1T), Ricardo Marques, Rodrigo Henriques (4E, 2T), Tomás Lamboglia (Cap) (3E, 3T)
Treinador: Patrício Lamboglia. Diretor de Equipa: António Ferreira Marques
A equipa deslocou-se nos dois dias do Open Lisboa Sevens em carrinha gentilmente cedida por TransWhite, a quem agradecemos mais esta disponibilidade para apoiar o Caldas RC. Os nossos agradecimentos, também, ao apoio da CM Caldas da Rainha e aos nossos patrocinadores.