Estatuto do dirigente foi bandeira na Gala do Futebol Distrital da AF Leiria

0
915
Gazeta das Caldas
A AF Leiria foi a primeira associação do País a receber a bandeira da ética

A Gala do Futebol Distrital da AF Leiria realizou-se no passado dia 14 de Setembro e tanto Manuel Nunes, presidente da AFL, como Júlio Vieira, dirigente da Federação Portuguesa de futebol, voltaram a ter como bandeira nos seus discursos a necessidade da criação do estatuto de dirigente benévolo como fundamental para manter saudável o movimento associativo. Quanto aos premiados da noite, este ano o destaque a sul do distrito foi para Burinhosa, Casal Velho e Peniche.

O caldense Manuel Nunes abriu a noite no Teatro José Lúcio da Silva, na capital do distrito, salientando que na época passada as competições distritais de futebol, futsal e futebol de praia totalizaram mais de 700 equipas e de 11 mil atletas. Mas se as estrelas estão dentro do campo, o presidente da AF Leiria destacou o papel dos dirigentes associativos em todo o processo, sem os quais não haveriam colectividades que permitem a prática desportiva e a “coesão do núcleo populacional em que se inserem”.
A criação do estatuto de dirigente associativo benévolo é uma luta já com vários anos, mas na qual a AF Leiria quer cerrar fileiras para que esse projecto possa finalmente ver a luz do dia.
Júlio Vieira, anterior presidente da AF Leiria e que representou a Federação na noite de gala, apontou que a existência de “um problema sério de falta de dirigentes. Perdemos 300 clubes nos últimos cinco anos”, salientando que parte do problema é a falta de disponibilidade que as pessoas têm hoje para abraçar projectos como o dirigismo.
Findos os discursos, começou o desfile dos homenageados e dos premiados da noite, com referência à época 2017/18. Os prémios mais antecipados da noite diziam respeito aos melhores da época. O jogador do ano de futebol foi Amar Boissy, de um Peniche dominador na temporada passada. De resto, os três nomeados eram companheiros de equipa. No futsal, o melhor jogador do João Neves, do NS Pombal, clube que também dominou a temporada, enquanto a melhor jogadora foi Cristina Ferreira, da Caranguejeira. Quanto aos treinadores, Vítor Martins, do Peniche, venceu no futebol, Nuno Marques, do NS Pombal, venceu no futsal, e Pedro Silva, do NS Pombal, venceu no futsal feminino.
Nos escalões jovens, destaque para o caldense Nuno Teles, técnico dos Sub20 da Burinhosa, que foi o melhor treinador de futsal nos escalões de formação, enquanto no futebol o título foi para David Salgado, da EAS Marinha Grande.
A AF Leiria continuou a atribuir prémios de clube excelência na formação. Este ano o Caldas ficou no segundo lugar no futebol, atrás da U. Leiria e à frente do Marinhense. No futsal domínio absoluto dos clubes do concelho de Alcobaça, com Burinhosa em terceiro, Ribafria em segundo e Casal Velho em primeiro.

PREMIAR O DESPORTIVISMO

Prémios também a assinalar nesta noite estiveram relacionados com o Fair-play. Foram entregues as Taças Disciplina, que no futebol de formação (iniciados, juvenis e juniores) têm patrocínio da Gazeta das Caldas. A AE Óbidos foi uma das contempladas, através da sua equipa de iniciados. O Sp. Estrada, em iniciados, e a Burinhosa, em juniores, foram outras equipas da região premiadas, em futsal.
Este ano foram ainda entregues pela AF Leiria prémios excelência de ética desportiva, através do programa “Saber Estar no Futebol” e no Futsal. Este último teve como vencedor o Peniche Amigos Clube, enquanto no futebol o prémio foi para a Academia CCMI. A própria AF Leiria acabou por ser igualmente premiada por este projecto com a primeira bandeira da ética, pelo Programa Ética Desportiva do IPDJ. José Lima, coordenador do Programa Ética Desportiva, salientou a importância da promoção dos valores do respeito e das regras no desporto e apelou a que estes sejam “uma bandeira” da AF Leiria e dos clubes.
Mantendo um hábito de outros anos, a AF Leiria realizou várias homenagens por mérito no associativismo. Na região foram homenageados o caldense António Pimenta, que foi presidente do Caldas e dirigente da AF Leiria e da Federação Portuguesa de Futebol, integrando inclusivamente a comitiva dos Sub20 campeã do mundo em 1989, em Riade, na Arábia Saudita. O nazareno Carlos Hipólito, que inventou o conceito das braçadeiras que identificam os elementos dos bancos de suplentes adoptadas depois a nível mundial, também foi homenageado.
Ainda na senda das homenagens, de assinalar que Cláudia Mendinhas, formada na AE Óbidos e actualmente atleta do GDC A-dos-Francos, recebeu uma lembrança pela estreia nas selecções nacionais, no caso de Sub16. E o Beneditense também subiu ao palco pelos 50 anos, embora já tenha cumprido meio século de vida há seis anos.
Ao palco subiram também todos os clubes que venceram títulos na época passada e, como tem sido habitual, muitos desses títulos ficaram no sul do distrito, num total de 23. Os clubes titulados na época passada a nível distrital foram o Sótão da Nazaré e Biblioteca no futebol de praia, Ribafria, Peniche AC, Casal Velho, NDA Vidais, Olho Marinho e Landal no fusal, e Bombarralense, Atouguiense, Peniche, Caldas, Nazarenos e Beneditense no futebol.
Também os árbitros promovidos nas categorias nacionais tiveram oportunidade de subir ao palco. A sul do distrito, André Mendes atingiu o nível C3 avançado e Fábio Veríssimo integrou o Grupo 2 da UEFA.
Como tem sido hábito desde a primeira gala, os primeiros prémios entregues são os indicados pelos clubes. Este ano apenas nove clubes da região indicaram pessoas a homenagear. Foram eles Paulo Ramalho (cozinheiro do Beneditense), Hélder Couto (colaborador da ARECO), António Moreira (sócio mais antigo da Casa do Benfica nas Caldas da Rainha), Paulo Maria (dirigente do GDC A-dos-Francos), Maria Rosa (colaboradora do GD Landal), Telma Santos (jogadora do NDA Vidais), Óscar Antunes (treinador do Bombarralense), Jorge Pereira (dirigente da UA Olho Marinho) e Rita Alexandre (delegada da UD Turquel).
A noite contou com animação do artista circense Jorge Cardinalli, recordista mundial de pratos giratórios, e do rapper leiriense Xpressivo Lírico, que entoou três músicas, uma das quais escrita para a AF Leiria com o tema do Fair-play. A AF Leiria desafiou inclusivamente os clubes a passarem este tema antes dos seus jogos.