O Rugby rende homenagem à memória de “Benny”

0
843
Gazeta das Caldas - Troféu Bernardo Dourado
Homenagem final ao antigo companheiro pela equipa pelicana

Disputou-se no Sábado, 29 Setembro, o II Troféu Bernardo Dourado, no escalão sub-18, a prestar a devida lembrança a este jovem atleta exemplar do Clube Pelicano.
Estiveram presentes as equipas do Braga Rugby, Agrária de Coimbra, CR S. Miguel e GD Cascais, que ao aceitarem o convite de se associaram a esta homenagem.
Muito e entusiástico público acorreu ao campo de Rugby das Caldas da Rainha, familiares dos jovens jogadores presentes e colegas escuteiros do homenageado, enchendo as bancadas.
A vitória no torneio assentou ao RC S.Miguel, por critério de desempate, após esta equipa, o GD Direito e o Caldas RC terminarem empatadas em pontos.
A equipa Pelicana apresentou-se neste Torneio com uma equipa renovada lançando um conjunto de novos elementos. A prestação foi muito positiva, com 3 vitórias e inclinando-se apenas perante a forte formação do GD Cascais, revelando um potencial de desenvolvimento que augura uma época de êxitos.
Resultados:
1º Jogo: GD Cascais – 5 vs CR S. Miguel – 7
2º Jogo: Caldas RC – 29 vs Agrária Coimbra – 0
3º Jogo: GD Cascais – 41 vs Braga Rugby – 0
4º Jogo: Agraria Coimbra – 0 vs CR S. Miguel – 34
5º Jogo: Caldas RC – 47 vs Braga Rugby – 0
6º Jogo: Agrária Coimbra – 0 vs GD Cascais – 38
7º Jogo: CR S. Miguel – 50 vs Braga Rugby – 5
8º Jogo: Caldas RC – 9 vs CR S. Miguel – 5
9º Jogo: Agrária Coimbra – 5 vs Braga Rugby – 17
10º Jogo: Caldas RC – 0 vs GD Cascais – 5
Em face dos resultados, com 3 equipas empatadas em pontos, foi necessário recorrer ao primeiro critério de desempate, a diferença entre ensaios marcados e sofridos, para determinar a
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º CR S.Miguel – 16 pontos
2º GD Cascais – 16 pontos
3º Caldas RC – 16 pontos
4º Braga Rugby – 7 pontos
5º Agrária de Coimbra – 4 pontos
As diferentes partidas foram arbitradas por Carlos Lopes e pelo Caldense António Vidigal, nomeados pelo Conselho de Arbitragem da FPR.
Por votação das equipas participantes, foi também atribuído o troféu de MVP ao jogador Carlos Prieto do Caldas RC.
Na cerimónia final, com a presença da família do homenageado e na presença todos os jogadores, técnicos, familiares e do muito público – os amigos, companheiros do Escutismo fizeram-se sentir, o Presidente do Caldas RC, Eduardo Pecegueiro, agradeceu a presença das equipas participantes e lembrou o exemplo eterno do jogador Pelicano Bernardo Dourado.
O prémio para o MVP foi entregue ao jogador da equipa da casa, pelo Pai do saudoso Benny.
A CM das Caldas da Rainha fez-se associar a esta homenagem, e o seu Presidente, Dr. Tinta Ferreira encerrou a cerimónia exaltando todos os jovens à prática do Desporto, e do Rugby em particular, e a uma vida saudável, entregando o II Troféu Bernardo Dourado ao capitão da equipa do CR S.Miguel.

Numa atitude de grande nobreza por parte da equipa vencedora, o seu capitão entregou o Troféu conquistado à família de Bernardo Dourado, na pessoa da sua Mãe, como tributo à memória do saudoso Benny.
Um grito final à memória do antigo companheiro, pelos jovens do Caldas RC, encerrou em clima de verdadeiro Rugby esta jornada.
Excelente organização do clube Caldense, como já se tornou apanágio.
Alinharam pelo Caldas RC: Afonso Montargil, Afonso Oliveira, Afonso Pecegueiro, Álvaro Jasmins, António Maltez (Cap.), Bernardo Nascimento, Carlos Prieto, Christian Almeida, Diogo Vieira, Francisco Oliveira, Gonçalo Martins, Guilherme Colmonero, João Pedro Lamy, José Contreras, Manuel Carriço, Ricardo Correia, Rafael Matos, Rodrigo Henriques, Rodrigo Ribeiro, Rodrigo Santos, Salvador Palhoto
Treinador: Patrício Lamboglia
Diretores de Equipa: António Maltez e Mário Carriço. Fisioterapeuta: Jéssica Balseiro/Physioclem, que prestou assistência a todas as equipas participantes.