Os caldenses que lançaram a Cerveja Bordallo em 2015 abriram agora uma loja de cerveja com marcas que são difíceis de encontrar no mercado. Além da marca própria, têm, por exemplo, cervejas belgas, espanholas, holandesas, irlandesas e norueguesas, além, claro, das portuguesas, de outras microcervejeiras de vários pontos do país. A maioria é artesanal.
A abertura deste estabelecimento prende-se com o facto de “não existir este conceito nas Caldas”, conforme explicaram à Gazeta das Caldas. Acresce que praticamente não tiveram de investir nada porque o espaço já era explorado por um dos amigos com a sua empresa (PMA Negócios) há 16 anos. Assim rentabilizam a marca e a loja.
“Consigo conciliar os dois negócios no mesmo espaço sem que represente um aumento dos custos”, explicou Pedro Azevedo, que é proprietário da PMA Negócios.
Os quatro amigos juntaram objectos antigos que já tinham para decorar o espaço. Há uma máquina de costura antiga, uma caixa de folhas de tabaco, um barril, vinis, entre outras coisas. Desta forma o investimento foi praticamente nulo.
A loja não é um bar, mas tem um local para as provas, mantendo o espírito de amizade que marcou o lançamento desta cerveja.
A localização, na Rua do Compromisso, perto da Fonte Luminosa, “não é central, mas tem a vantagem de ter estacionamento fácil e ser uma rua de muita passagem”. Além disso, este tipo de casa vive muito de um público especializado que vai à procura do que quer.
Ao fim de três anos no edifício do Caldas Empreende e de mais de uma dezena de receitas de cerveja já produzidas, a Bordallo vai “dar um salto” com a mudança da unidade produtiva. Actualmente o grupo ainda está à procura de localização para a nova cervejeira.
Entre as prateleiras encontramos diferentes marcas, com volumes de álcool distintos. Há uma, por exemplo, com 12 graus de volume. “Queremos ter sempre cervejas novas aqui e vender o nosso merchandising”, explicaram.
Ali, entre outras, vemos por exemplo a “Amândio”, uma cerveja feita por um dinamarquês de nome Mikkeller, que é uma homenagem ao proprietário de um restaurante em Caminha.
E como estamos em alturas natalícias, já está à venda na loja a receita de Natal da Bordallo, que começa a fazer tradição. Tal como nos últimos anos, esta cerveja é encorpada e com um volume sempre exagerado, para lembrar os exageros da época natalícia. A deste ano tem 9,5 graus de volume e um gosto doce.
A loja de cervejas da Bordallo localiza-se na Rua do Compromisso, nº4 e está aberta entre as 9h30 e as 13h00 e entre as 16h30 e as 19h30.