Nesta visita ao museu de ciclismo, situado nas Caldas da Rainha, frente ao parque D. Carlos I, a turma do 2ºano do curso Técnico de Desporto da Escola secundária Rafael Bordalo Pinheiro, teve o privilégio de poder aprofundar o seu conhecimento sobre o mundo do ciclismo e do cinema através do senhor Mário Lino, colecionador e proprietário de dos materiais expostos no museu.
No piso 0, pudemos visitar a exposição de Cinema e foi enriquecedor poder ver e perceber como era o cinema desde o seu aparecimento em Portugal no ano de 1896. Nesta secção merece o nosso destaque, as fotos do agora inexistente Cineteatro Pinheiro Chagas, diversos cartazes alusivos ao cinema, como o do primeiro filme colorido, denominado As Pupilas Do Senhor Reitor, máquinas fotográficas antigas, cadeiras de cinema e uma panóplia de outros instrumentos/materiais alusivos à Sétima Arte.
No piso 1, vimos bicicletas que foram importantes na nossa história – quer na nossa cidade, quer no nosso país – e ouvimos pelo nosso anfitrião, relatos de eventos como o Caldas / Badajoz que se realizou durante décadas, e que tal como outros eventos desportivos, contribuiu para a “abertura de fronteiras” mesmo antes da nossa entrada na União Europeia.
Talvez o que tenha sido mais interessante no museu tenha sido o facto de termos tido conhecimento que na altura de 1ª Guerra Mundial já existiam bicicletas dobráveis. Segundo o senhor Mário Lino, estas eram utilizadas porque eram mais silenciosas, permitindo aos combatentes percorrer mais quilómetros sem que o exército inimigo os detectasse.
Para concluir, consideramos que esta visita foi diferente de tantas outras que os nossos professores nos proporcionaram e que de certa forma enriqueceu bastante o nosso conhecimento sobre o ciclismo, o cinema e a nossa cidade.
No final da visita, a turma foi ainda acarinhada com um lanche surpresa. Fica o nosso Obrigado.

Pela turma,
Ana Raquel Ribeiro e Pedro Manuel