Sabe o que é a Estação Náutica do Oeste? É um local onde pode saber toda a informação sobre alojamento, restauração, actividades e serviços relacionados com o mar na região Oeste. Em 90 quilómetros de costa, não faltam ofertas, que vão dos vários desportos, aos passeios de barco e escalada na orla marítima.

 

A Estação Náutica do Oeste é uma plataforma que reúne os vários serviços náuticos oestinos num só local, ou para ser mais preciso, em vários locais. Isto porque além do site, será possível saber o que existe em termos de alojamento, restauração, actividades e serviços relacionados com o mar, mas também outras ofertas complementares.
Além do site, a informação estará disponibilizada na OesteCIM (onde deverá ser criado um balcão para o efeito), nos postos de turismo da Foz do Arelho, São Martinho do Porto, Santa Cruz e Areia Branca e na marina de Peniche e porto da Nazaré.
No site da OesteCIM, que é a promotora deste projecto, é possível perceber que nesta estação, que integra um território com mais de 90 quilómetros de costa que inclui os 12 municípios do Oeste, podemos encontrar actividades como surf, bodyboard, surf à vela, stand up paddle, windsurf, canoagem, caiaque, pesca desportiva, mergulho e passeios de barco. Complementam esta oferta turística a escalada na orla marítima, flyboard, hoverboard, jet ski, passeios de jipe e observação de golfinhos.
Mas a Estação Náutica do Oeste serve também para que o turista saiba onde pode, por exemplo, alugar equipamentos para fazer surf, ou um barco para ir pescar ou passear.
A plataforma tem ainda um separador dedicado à formação, com informação sobre cursos de marinheiro ou patrão (local ou da costa), mas também para ser instrutor de Stand Up Paddle, por exemplo.
“Os concelhos com atividades náuticas de excelência são os concelhos da faixa costeira – Torres Vedras, Lourinhã, Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça e Nazaré, sendo aqui que se encontram os núcleos de recepção permanente da EN Oeste”, lê-se no site, que acrescenta que esta região tem “uma agenda náutica com atividades e eventos durante todo o ano com ofertas para diferentes públicos”.
A Estação Náutica tem como parceiras entidades públicas e privadas que “em conjunto, oferecem um leque variado de experiências que tornam esta estação náutica num dos destinos nacionais mais competitivos e completos em termos de náutica e produtos complementares”.
A certificação ocorreu a 16 de Novembro, na 8ª edição do Bussiness2Sea – Fórum do Mar 2018, no Porto. A ENO passou então a integrar a rede nacional (com outras 14 estações) e internacional.
Os motivos que levaram à criação das estação náuticas prendem-se com a diversificação da oferta turística, combate à sazonalidade, aumento do gasto por visitante, imagem de referência e qualidade e promoção conjunta de produtos turísticos a nível internacional.
Para o futuro está em estudo a criação de um sistema de gestão de ocupação e reservas, uma espécie de Booking, mas apenas para as actividades náuticas.