Empresário da Foz do Arelho inaugura passeios turísticos de barco na lagoa de Óbidos

0
3519
O fozense Miguel Castro fundou a Intertidal há cerca de um ano

O empresário fozense Miguel Castro lançou recentemente uma nova oferta turística na Lagoa de Óbidos que consiste em passeios num barco com capacidade para oito pessoas (mais o piloto). A bordo desta embarcação vão fazer-se também sunsets e, futuramente, travessias entre as margens da Foz do Arelho e do Bom Sucesso.

Um passeio de duas horas pela Lagoa de Óbidos num barco turístico é uma nova oferta da Intertidal, uma empresa de Miguel Castro, da Foz do Arelho. Durante o passeio, que tem uma paragem no Covão dos Musaranhos, são explicadas algumas curiosidades sobre a fauna e a flora e sobre a história da Lagoa.
O “barco” é, na realidade, um catamarã americano, com mais de cinco metros de comprimento, datado de 2016, que já operava em passeios turísticos na zona do Algarve e que foi adquirido por Miguel Castro. Este tipo de embarcação é ideal para a Lagoa devido à sua estabilidade. Outra das vantagens é que permite o transporte de pequenos veículos, nomeadamente, bicicletas ou cadeiras de rodas.
O motor, que é novo, é de 25 cavalos e funciona a quatro tempos. “É um motor pequeno e ecológico, gasta pouco e polui pouco”, salientou o empresário antes da viagem inaugural.
O público-alvo é toda a gente que queira fazer um passeio pela Lagoa, sejam turistas ou locais. E há também um público específico que poderá aproveitar esta oferta, nomeadamente, os observadores de aves, que na Lagoa encontram diversas espécies.
O que este barco também permite é a travessia Foz do Arelho – Bom Sucesso e vice-versa. “Neste momento ainda não estou a trabalhar com a travessia como produto, está previsto e vai acontecer, mas neste momento os fundos da Lagoa ainda não me permitem ter uma travessia a direito e a volta é tão grande que tenho de fazer contas”, explicou.
O empresário não quis revelar o valor investido no barco. “Não vou falar em números, mas foi um investimento considerável”, referiu.
Miguel Castro sente que “a Lagoa ainda está muito por explorar” e que “havia necessidade deste tipo de serviço”.
As saídas dos passeios começam às 9h30 em frente ao parque de autocaravanas da Foz do Arelho, perto das barracas onde se vende marisco. Uma hora depois há uma saída do Covão dos Musaranhos.
O passeio custa 25 euros por adulto e 20 euros por criança até aos 14 anos, com descontos para família e para parceiros.
Mas além destes “pacotes” pré-definidos, existe a possibilidade de fazer passeios com duração maior, por exemplo de meio dia ou um dia inteiro (com ou sem almoço).
Durante o Verão a embarcação estará a trabalhar todos os dias. No resto do ano funciona por marcação, como a maioria das actividades que a Intertidal proporciona. Esta é uma empresa de animação turística certificada pelo ICNF para a prática de actividades de turismo de natureza. Foi criada há cerca de um ano e dedica-se à organização de passeios pedestres ou em BTT pelas margens da Lagoa, passeios com ciência de kaiak (com várias paragens para aprender sobre a Lagoa) e aulas e passeios de stand up paddle. Também dão cursos de sobrevivência na natureza e defesa pessoal.
Entre as actividades promovidas pela Intertidal, está também a experimentação de técnicas tradicionais de pesca na Lagoa de Óbidos (catch and release), seguida de degustação de produtos similares num restaurante local. E há ainda os workshops de identificação de algas comestíveis e cozinha de campo, com identificação da vida marinha e contextualização histórica e científica da importância e evolução da Lagoa de Óbidos desde a Pré-História até aos dias de hoje.
Para as crianças organizam caças ao tesouro, tiro com arco, workshop de fogo primitivo (fricção com paus) e técnicas elementares de orientação e sobrevivência.

 

O catamarã tem mais de cinco metros e capacidade para oito pessoas (mais o piloto)