Já abriu o novo apoio de praia em S. Martinho do Porto

0
1888
Gazeta das Caldas
Mais do que um simples apoio de praia, o Cima d’Água é um restaurante com uma vista privilegiada sobre a baía

Desde o mês passado que a praia de São Martinho do Porto tem um novo apoio de praia, localizado na zona mais a sul do areal, desde logo visível para quem entra na marginal desde Salir do Porto. Este espaço concessionado tem cerca de 200 metros quadrados e inclui um posto de vigia com dois nadadores salvadores, espreguiçadeiras, chapéus de sol e corta-ventos, casas de banho públicas, postos de carregamento de telemóveis e wi-fi gratuitos, bem como um restaurante com esplanada e cafetaria com vista privilegiada para a baía.
Cima d’ Água é como se chama o restaurante, que tem como especialidades espetadas de gambas e tamboril, bacalhau, lulas e bife à Cima d’ Água, pescada frita com molho tártaro, escalopes de vitela à minhota e muitos petiscos, como amêijoas, lagostins e polvo. A marca do restaurante também abrange uma gama de vinhos (tinto, branco e rosé) produzidos na Quinta da Alorna, duas variedades de gin e água mineral.
A estrutura do estabelecimento é feita em madeira e vidro e faz lembrar um barco invertido, numa alusão aos “patachos” – barcos à vela de dois mastros, com uma vela redonda na proa e uma do tipo latina na popa, que eram muito utilizados pelos piratas. “Foi no estaleiro naval de São Martinho que se construiu o último barco ‘Patacho’ de que há memória, em 1877”, explica José Manuel Salgado, proprietário do Cima D’ Água, cujo projecto foi assinado pelo arquitecto João Natividade, natural de Alcobaça.
José Manuel Salgado tem 65 anos e trabalha há 50 na área da restauração e hotelaria. Em Lisboa é dono de 11 cafetarias e mais dois restaurantes, um de comida tradicional portuguesa e outro de gastronomia goesa/nepalesa. Foi em 1999, há quase 20 anos, que o empresário descobriu São Martinho do Porto. “Apaixonei-me por esta baía, por isso abrir este restaurante é também a concretização de um sonho”, disse à Gazeta das Caldas, realçando que optou por comprar casa na vila, onde reside.
José Manuel Salgado – que não quis revelar o montante investido neste projecto – salienta que o novo apoio de praia veio dar vida a uma zona do areal que antes era pouco movimentada devido à falta de vigilância e valências úteis para os banhistas. “É uma riqueza ver que agora há cerca de 120 a 160 crianças das colónias de férias que aqui param todos os dias”, acrescenta.
O Cima d’ Água funciona todos os dias das 10h00 às 4h00. A cozinha está aberta das 12h00 às 15h30 e das 19h30 às 22h30. A partir da meia-noite, o restaurante transforma-se num “open space” que funciona como bar/discoteca com música e animação até às quatro da manhã. Com a abertura deste estabelecimento (que além de ter como proprietários José Manuel Salgado e a mulher, a chefe Ana Paula Salgado, pertence ainda ao sócio Paulo Cruz) foram criados 14 postos de trabalho.