Quer ser voluntário nas estações salva-vidas?

0
604

O projecto O Cego do Maio é apresentado nos dias 23 e 24 de Fevereiro na estação salva-vidas de Peniche. Trata-se de um programa que pretende formar cidadãos voluntários que se queiram disponibilizar para ajudar as Estações Salva-Vidas da Autoridade Marítima Nacional.
Existem duas categorias de voluntários: de terra e de mar. Os primeiros têm que ter entre 18 e 65 anos e conhecimentos de mecânica de motores náuticos (curso de operador de rádio VHF e de Suporte Básico de Vida são factores preferenciais). Os segundos têm de ter entre 18 e 45 anos e a escolaridade mínima obrigatória, assim como um atestado médico de robustez física. Aqui os factores preferências são a carta desportista náutico e o curso de SBV.
Peniche é o local escolhido para implementar o programa na zona Centro. O projecto experimental está a ser aplicado em três locais: no Norte na Póvoa do Varzim/Vila do Conde e no Sul em Ferragudo.

As vantagens para os voluntários, além da realização pessoal, passam pela formação (cursos de salvamento marítimo, de nadador-salvador, de suporte básico de vida, de mecânica de motores náuticos e de operador de rádio VHF, a quem não os tenha previamente) e pela experiência. Além disso, as despesas são pagas.
O Cego do Maio é o nome pelo qual ficou conhecido José Rodrigues Maio (ou Ti Maio), pescador da Póvoa do Varzim no século XIX que ainda hoje é lembrado como herói pelas dezenas de salvamentos que efectuou. É uma figuras maiores da cidade, tendo sido condecorado pelo rei D. Luís.