A Linha do Oeste está a funcionar melhor

0
968

Embora exista a tendência de só falarmos das coisas quando não estão a correr bem, é importante também o fazermos quando elas correm bem. E essa é a situação neste momento da Linha do Oeste.
Destaco em primeiro lugar a redução significativa do custo das assinaturas nos transportes públicos, preocupação que tem sido assumida pelo governo atual e que encontrou na OesteCIM (Comunidade Intermunicipal do Oeste) um conjunto de municípios que quis também facilitar a vida a quem nesta zona vive e trabalha. Só para terem uma ideia, no meu caso, que faço o trajeto diário entre as Caldas da Rainha e a Malveira e que abrange parte da Zona Oeste e parte da Zona de Lisboa, o valor da assinatura é neste momento cerca de metade do que pagava até Maio. Existem ainda casos, como acontece no percurso entre Caldas da Rainha e Torres Vedras, em que o valor da assinatura passou de 95 euros para 30 euros. Este valor é o mesmo desde a Martingança (concelho de Alcobaça ) até à Sapataria (concelho do Sobral de Monte Agraço ).
Para além disto, a própria Linha do Oeste tem tido uma melhoria significativa a todos os níveis. Os problemas nesta linha tinham vindo a agravar-se até ao Verão de 2018, período que foi para mim o pior, com transbordos, supressões de comboios com alguma frequência e atrasos sucessivos. Depois do Verão do ano passado, assistiu-se a uma melhoria muito grande, devido também ao envolvimento de um conjunto de cidadãos pertencentes à Comissão para a Defesa da Linha do Oeste, da preocupação da parte da Gazeta das Caldas e dos seus jornalistas e, claro, dos políticos que quiseram finalmente fazer algo de concreto pela Linha do Oeste.
As viagens passaram a ser feitas por composições com as condições necessárias (por exemplo, com o ar condicionado a funcionar e sem problemas de maior), as supressões praticamente não existem e os atrasos significativos (mais de 15 minutos) são também raros.
Neste momento, o serviço que é prestado na Linha do Oeste é bastante bom. E fico também na expectativa de que façam finalmente a eletrificação desta linha ou de parte dela. Quero acreditar que os políticos (seja qual for o resultado das próximas eleições) irão honrar esse compromisso, assim como os concursos públicos que foram abertos para este efeito, para bem da Linha do Oeste e, sobretudo, de quem vive e trabalha na Zona Oeste.