CATÓLICOS do OESTE – Vamos ao arraial

0
1158
Gazeta das Caldas
| D.R.

Começa a ser tradição da paróquia de Caldas da Rainha, a realização de um arraial, durante o mês de junho, altura em que festejamos os chamados Santos Populares. Este ano não vai fugir à regra e está agendada para a tarde e noite de 28 do corrente (véspera do dia de São Pedro), a sua realização.
Tendo a igreja marcado, há longos séculos atrás, as celebrações litúrgicas dos santos, chamados populares, no mês de junho, e sendo eles, na verdade, universalmente conhecidos e reconhecidos na sua forte personalidade humana, adquiriram Santo António , São João e São Pedro, uma primazia na preferência popular portuguesa que quase se tornaram nas mãos do povo simples e folgazão, um brinquedo de borracha a quem se fazem os versos mais galhofeiros e se moldam as imagens mais inocentes, sem, contudo, faltar o respeito que as crianças infantilmente sabem guardar. Não parece que qualquer dos três Santos fosse especialmente brincalhão, pelo menos, a nenhum deles se atribui em particular essa qualidade. Pelo contrário: São João é o asceta, São Pedro é o arrependido e impulsivo, Santo António é o sábio e o eloquente. Não interessa que os Santos tivessem sido ou não prazenteiros; o importante é que o povo os escolhe para com eles folgar. Também a paróquia de Caldas deseja reunir as pessoas, nesta época do ano, tão apelativa a estes festejos, sabendo que o convívio sadio faz muito bem à saúde física e mental e é uma ótima forma de fazer amigos e aliviar um pouco a tensão do dia a dia. Pretende-se, além do mais, com esta manifestação de cariz popular, criar momentos de convívio e partilha e, simultaneamente, angariar alguns fundos para as obras paroquiais.
Para os organizadores e para todos os que oferecem o seu trabalho voluntário é, também, uma forma de ser útil aos demais, proporcionando a possibilidade das pessoas se reunirem e confraternizarem, tendo a plena consciência de que a vivência cristã não se deve confinar às paredes da igreja, mas, bem pelo contrário, estar presente em todas as atividades da vida humana.
Toda a fase de planeamento e realização do arraial envolvem um número considerável de voluntários, os quais disponibilizam parte do seu tempo e, muitas vezes, alguns recursos financeiros, de modo a proporcionar, a toda a comunidade, a oportunidade de se divertir de uma forma bastante agradável.
Muitas empresas da cidade têm, igualmente, contribuído para que seja possível concretizar este evento, o qual, sendo realizado num espaço público, junto à igreja paroquial, é aberto a todas as pessoas que nele queiram participar, independentemente do credo religioso que professem ou não. Saber acolher deve estar sempre presente no comportamento dos que recebem. Acolher é também receber o outro como ele é, admiti-lo no espaço onde estamos e permitir que se sinta à vontade. Estamos todos convidados a participar da festa, a qual se pretende animada e acolhedora, em que todos se sintam em ambiente familiar. Vamos fazer dela um espaço de diversão e encontro, onde seja possível testemunhar o amor de Deus para com as pessoas, espelhando a alegria de ser cristão. Contamos com a presença e a colaboração de todos.

Fernando Alves