Crónica Tauromáquica

0
848
Gazeta das Caldas

Caldas da Rainha, 28 de Julho: triunfo total!

Gazeta das Caldas
João Moura e o Caldas homenageados perante casa cheia

Realizou-se no sábado dia 28 uma corrida de toiros de homenagem a João Moura, pelos 40 anos de alternativa e ao Caldas Sport Clube, pelo seu percurso na Taça de Portugal, que decorreu em ambiente triunfal. Uma grande corrida das que fazem aficionados.
Triunfou o empresário e a tauromaquia pela enorme enchente que praticamente esgotou a velhinha praça, com um público entusiasta e vibrante que engrandeceu o espetáculo.
Triunfou a ganadaria Fernandes de Castro, contemplada com volta à arena, pelo grande curro apresentado, toiros bonitos, com trapio e raça que deram grande jogo, não ficando atrás o bonito novilho de Prudêncio para o cavaleiro amador.
Triunfou João Moura, com grande conhecimento do toiro e alguns ferros de grande verdade, ainda que tivesse abusado da intervenção dos peões na colocação dos hastados.
Triunfou fortemente António Telles, frente a um toiro algo complicado, numa lição de lidar classicamente segundo as regras e com ferros de nota máxima, em crescendo, levantando bem o braço e marcando o centro da sorte na zona do estribo.
Triunfou bem Luís Rouxinol que soube aproveitar o excelente toiro com variedade e grande mérito na ferragem incluindo o par de bandarilhas nos médios e as rosas.
Triunfou o jovem Miguel Moura com uma emocionante porta de gaiola e um primeiro curto, a câmbio, de cortar a respiração, ainda que depois a precipitação levasse a alguma irregularidade.
Triunfo também redondo de Rouxinol Jr. a mostrar muito ofício e colocar ele o que o toiro não transmitia, rubricando ferros de elevado mérito.
Triunfou o jovem António Telles filho, cheio de intuição e maneiras, em crescendo, após o desacerto inicial com os compridos, acabando em plano de grande destaque.
Triunfaram os três grupos de forcados com 6 rijas pegas ao primeiro intento em acesa competição, dando sempre vantagens aos toiros e chamando de meia praça.
Pelo Grupo de Lisboa pegaram Pedro Gil mandando, templando e fechando-se bem e João Varandas numa reunião dura que ecoou na praça, cheio de querer, bem ajudados por um grupo coeso.

Pelo Grupo Real de Moura pegou Cláudio Pereira tecnicamente bem perante um toiro que não bateu muito e Gonçalo Borges com braços de ferro a aguentar uma barbaridade de derrotes que lhe destroçaram a farda, com o Grupo a ajudar como conseguiu.
Pelo Grupo de Caldas da Rainha Lourenço Palha fez a pega da noite muito sereno a citar, mandar e fechar-se bem, aguentando enormes derrotes altos com o toiro a fugir ligeiramente ao grupo que coeso recuperou e em conjunto ainda aguentou fortes derrotes e o jovem Francisco Esteves um pouco atabalhoado a recuar teve braços e vontade de ferro sendo bem ajudado, saindo um colega magoado.
Direção sóbria e correta de Francisco Calado com brilhantismo do cornetim José Henriques
Abrilhantou bem a Banda Comércio e Indústria das Caldas da Rainha.
No final todos em conjunto com o empresário deram sentida volta de agradecimento ao público presente.