Igreja em movimento

0
813
Gazeta das Caldas

Há um conjunto de acontecimentos recentes que não podemos deixar de assinalar nesta coluna, com a alegria de percebermos a constante adaptação da Igreja aos novos tempos.
O tão conhecido e acarinhado Pe. Traquina, nascido em Évora de Alcobaça, desenvolveu a sua ação pastoral no Oeste, nomeadamente como pároco do Bombarral, ali criando raízes e laços de proximidade muito fortes com as comunidades locais. Mas a sua ligação ao Oeste perdurou, mesmo após ter assumido a paróquia de Nossa Senhora do Amparo em Benfica. E afinal também os nossos caminhos se cruzaram, não só pelo apoio que dele recebi na minha intervenção pelo Sector da Pastoral Familiar da Diocese de Lisboa, como recentemente no acompanhamento à Vigararia de Caldas/Peniche, a que atualmente pertenço.
D. José Traquina, na qualidade de Bispo – na sua primeira homilia às Comunidades da diocese de Santarém – usou com grande convicção os termos “testemunhar” e “propor”, como as vias para abraçar o desafio da realidade social e da família. Posso, assim, testemunhar o seu elevado empenho pelas causas sociais e da família como pilares para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e fraterna.
Retenho, portanto, as suas palavras na citada homilia em Santa Clara, Santarém, que me ajudam nas minhas competências da vertente sócio-caritativa de diácono: “o pobre não é um trampolim para o benfeitor chegar a Deus, antes um provocador do próprio encontro com Deus”.

Grande foi a mobilização nos concelhos de Alcobaça e Bombarral, entre outros, para acompanhar localmente a entrada do novo Bispo da Diocese de Santarém. Também aqui em Caldas da Rainha se organizou transporte que facilitasse a ida à diocese vizinha. Gostámos muito, muitíssimo até, de participar naquela maravilhosa festa, com uma linda celebração eucarística, bem rezada, muito bem cantada, a um bom ritmo. Uma multidão dentro e fora da igreja, e certamente também muita gente que viu tudo pela televisão. Belo e maravilhoso dia.
Outro dia maravilhoso, cheio de sol no nosso coração, foi o passado domingo em que muitos caldenses se deslocaram aos Jerónimos em Lisboa, para acompanhar as ordenações diaconais, tendo em vista o sacerdócio, nomeadamente do Tiago Esteves, um jovem baptizado na paróquia de Caldas da Rainha.
Para além de muito clero de diversos pontos do Oeste, assinalo o empenho dos acólitos da nossa paróquia que se mobilizaram para ir a Lisboa, não deixando de viver tão belo acontecimento, bem como todos os que fomos no transporte organizado pelo sr. Leonel Martins, em partilha de amizade e oração.
É assim que compreendemos uma igreja em movimento, que se alimenta da Palavra de Deus, para bem viver a Liturgia e em consciência empreender com todas as forças o espírito de uma nova evangelização, indo ao encontro dos mais afastados e indiferentes, no objetivo de “Fazer da Igreja uma rede de relações fraternas”.

Diácono Romero
paroquiacaldasdarainha@gmail.com