O bom cidadão António Alfredo Martins Aniceto

0
728
Gazeta das Caldas
| D.R.

O falecimento de António Alfredo Martins Aniceto foi sentido com muita tristeza e comoção comprovadas por manifestações de pesar por parte de um tão elevado número de pessoas que, com a sua presença, quiseram expressar saudade e a consideração justamente dedicadas. O reconhecimento dos méritos que António Alfredo revelou no exercício das suas responsabilidades, foi, de facto, sempre animado pelo elevado espírito de serviço que tanto dignifica quem assim cumpre os seus deveres com hombridade.
Este depoimento, ainda que breve, procura exprimir a estima recíproca que mantivemos desde a longínqua década de quarenta, na época em que, recém-chegados à adolescência, nos debatíamos a jogar futebol no Campo da Mata, em representação da Escola Comercial e Industrial e do Colégio, antevendo-se já, nessa altura, o primor da sua técnica futebolística, entretanto aperfeiçoada e revelada na equipa principal do Caldas Sport Clube.
Prosseguimos as nossas vidas rumo à maturidade, razão por que não convivemos assiduamente durante alguns anos, mas entre nós, perdurou o mesmo sentimento de amizade que foi firmado na juventude.

Reencontrámo-nos a partir do final da década de sessenta o que me permitiu constatar as suas qualidades pessoais e profissionais.
António Alfredo cultivou na sua vivência os valores que sempre o distinguiram como um cidadão respeitado. A sua competência enquanto Técnico Oficial de Contas, granjeou-lhe a inteira confiança no seu trabalho, satisfazendo a boa expectativa de quem recorria aos seus esmerados serviços. Neste domínio, permito-me referir a meritória actividade que desempenhou, durante muitos anos, na prestigiada Associação de Socorros Mútuos Montepio Rainha D. Leonor, contribuindo, com perseverança e com o verdadeiro e exemplar espirito mutualista, para a boa gestão administrativa da Instituição.
Por virtude desta sua atitude solidária e fraterna, António Alfredo integrou os Corpos Sociais de Associações que representam referências na nossa Comunidade, considerando os objectivos que lhes cumpre realizar, designadamente na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha em cuja vida associativa António Alfredo participou com a diligência e o altruísmo que sempre o distinguiu.
No seu percurso de vida pugnou pela primazia dos direitos cívicos com a convicção que resultou da sua própria mentalidade, moldada pela vivência e pela observação que lhe incutiram o sentimento de que, nas sociedades organizadas, sujeitas aos mesmos princípios civilizacionais, deveria prevalecer uma maior equidade.
Por coerência, comprovou a sua fidelidade a estes princípios antes e depois da Revolução de Abril, expondo as suas orientações políticas de forma clara através da sua filiação no Partido Comunista Português que representou, enquanto autarca, na qualidade de Vereador da Câmara Municipal e de Deputado da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha.
Guardarei a boa memória de uma sã convivência. A sua morte incitou-me a prestar mais esta homenagem ao Bom Cidadão que António Alfredo personificou com a honestidade que foi o seu atributo.
Com a admiração do Mário, para sempre!

Mário Gonçalves