Pedro Campos Rosado

0
1776
Gazeta das Caldas

2019/20 é o ano em que a ESAD/ESTGAD/ESAD.CR – Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, do Instituto Politécnico de Leiria, comemora 30 anos. 10 anos depois da exposição que celebrou os 20 anos do curso de Artes Plásticas. Nessa altura, celebrou-se a diversidade e a resistência, informada e cosmopolita, como uma marca da Escola que a fez das Caldas da Rainha. A evocação desta exposição, que revelou a maioridade e capacidade de um modelo pedagógico pensado com as diferentes aptidões, velocidades e sonhos – projetos – dos alunos, é feita a propósito das discussões que então motivou na ESAD.CR.
Pedro Campos Rosado foi o coordenador do curso de Artes Plásticas que dirigiu e tornou real essa grande exposição, o realizador.
Selecionar, escolher, nos territórios das artes, é um processo doloroso e profundo, por que não pode ser todo quantificado, nem ser regido por critérios aplicáveis genericamente. O projeto dos cursos de Artes Plásticas na ESAD.CR, propõe apoiar os alunos, orientando-os na realização e apresentação no mundo dos seus projetos individuais. As Artes Plásticas lidam com emoções, sentimentos e produzem um conhecimento de um tipo essencial para uma Escola de Artes do Ensino Superior público, onde cabem cultura, autorreflexão, sensibilidade estética, espacial ou política e a paixão. Pedro Campos Rosado tinha uma visão clara e apaixonada do ensino das Artes Plásticas. Livre, centrada no aluno e informada relacionalmente com a sua sensibilidade enquanto professor e artista, pela qual se debateu convicta e insistentemente – umas vezes com mais, outras com menos razão.
Provocador literal, convicto e preocupado, soube manter em aberto, na ESAD.CR, o debate sobre os modelos de ensino das artes e a sua visibilidade.
A Escola que temos construído nestes quase 30 anos tem, felizmente, saliências, rugosidades e aderências, é dissonante e resiste a nivelamentos. A vitalidade da ESAD.CR é reflexo da harmonia, atualizável, de todos estes traços do caráter.
Pedro Campos Rosado foi um professor dedicado aos alunos e à Escola e que, leal à sua visão, desafiou permanentemente todos para um projeto que o apaixonou.
Pessoalmente, preferia tê-lo presente para a celebração dos 30 anos.

João dos Santos
Diretor da ESAD.CR – IPLeiria