Visto de fora – A banalidade do feio?

0
906
Gazeta das Caldas
| D.R.

Depois da inauguração do espaço a que se chamou “As docas da Lagoa”, no antigo parque de campismo, estava a passear junto dos novos bares e quiosques e ouvi um popular, com algum desdém, comentar que preferia a anterior versão porque era “mais típico”.
A versão anterior eram uns barracos, a 5 metros da Lagoa, feitos de contraplacado e com cobertura em zinco, sem as mínimas condições de higiene onde, por exemplo, os frangos eram assados em metades de bidons.
Anteriormente e durante muitos anos existiu naquele espaço um parque de campismo que também funcionava em condições muito precárias em termos de higiene, segurança e privacidade.
Infelizmente a área das docas ardeu e, em sua substituição, instalou-se um parque de caravanas.
Este parque é, na minha opinião, uma má utilização de um espaço que é publico. Dá uma imagem “terceiro mundista” à Lagoa. Por alguma razão o parque de campismo foi mudado para um lugar apropriado há muitos anos. Será que o atual parque de campismo da Foz do Arelho não tem capacidade para acolher estas autocaravanas?
Sei que é um sucesso em termos de procura (que caravanista não gostaria de estacionar a uns metros da lagoa por meia dúzia de Euros?) e uma fonte de receitas para a Junta de Freguesia, mas a Lagoa merece melhor. É lamentável que quem termine o percurso pedonal junto à Lagoa tenha depois de passar pela areia e testemunhar tudo o que se passa nas referidas autocaravanas.
Durante o Verão, nas traseiras do parque de caravanas, funciona um parque de estacionamento sem o mínimo de condições que também dá uma péssima imagem da Lagoa a quem nos visita.
Não questiono a necessidade de criar mais lugares de estacionamento na época alta do Verão, mas as receitas que já gerou para a Junta não deveriam ter permitido que se criasse um espaço com melhores condições (piso em relva e betão, marcadores, árvores por exemplo)?
Para completar o roteiro da falta de gosto temos a zona de “comes e bebes” junto à depuradora da Foz. Existe há muitos anos sem que, aparentemente, ninguém se importe que um cenário típico de um estádio de futebol antes de um jogo se tenha instalado, com carácter de permanência, numa zona nobre da Lagoa.
Desde há muito que defendo que a área situada entre a rotunda da junta de freguesia o penedo furado e o antigo parque de campismo é um espaço nobre que deveria ser valorizado. A construção das “docas” era um primeiro passo nesse sentido (o projeto original previa, por exemplo, a concessão de 2 espaços para restauração que funcionariam como “âncora” para atrair mais pessoas e atividades) mas, depois do incendio, em vez de se apostar na reconstrução dos quiosques e bares destruídos, regrediu-se para um tipo de utilização que desvaloriza a área.
Infelizmente não tenho visto muitas críticas às situações que descrevi. Significa isto que, tal como o popular do início do artigo, preferimos soluções mais “típicas”? será que sendo estas situações recorrentes achamos normal e não nos importamos?
No próximo artigo apresentarei algumas ideias para dar mais qualidade e tornar mais atrativo este espaço.

Paulo Lemos
pagulit@gmail.com