Mais de 300 pessoas participaram numa iniciativa pela saúde através da Rota dos Museus

0
639
A entrega dos prémios aos vencedores do trail, Joana Lopes e André Pinto

Saúde e Cultura uniram-se numa iniciativa conjunta do grupo Correia Rosa e Gazeta das Caldas através de uma caminha e de um trail que juntaram mais de 300 pessoas.
A Caminhada pela Saúde na Rota dos Museus, como se designou o evento, permitiu a angariação de 1500 euros (obtidas nas inscrições) que serão atribuídos à Liga dos Amigos do Hospital e utilizados para aquisição de material para a urgência pediátrica do hospital das Caldas.

As previsões para a manhã de domingo apontavam para aguaceiros mas o dia começou com muito sol, o que era um convite perfeito a uma caminhada. Foi isso que fizeram os cerca de 300 participantes desta iniciativa, com idades entre os 2 (vários pais inscreveram crianças de colo para reforçarem a contribuição para a causa social) e os 85 anos. A estes juntaram-se os 50 participantes no trail, que se realizou pela primeira vez em conjunto com a caminhada solidária.
Antes de se iniciar o percurso, o aquecimento foi dado na Praça 25 de Abril por outro dos parceiros da caminhada, o ginásio Balance Club. Depois os atletas de domingo partiram para um percurso de quase duas horas que passou por alguns museus da cidade e contou com uma passagem na Escola de Sargentos do Exército e terminou na Mata Rainha D. Leonor, cerca de hora e meia depois da partida.
Catarina Tacanho, gerente do Grupo Correia Rosa, ficou satisfeita com a adesão, que foi maior do que a esperada até porque o custo da inscrição aumentou para 5 euros. Catarina Tacanho congratulou os presentes pela resposta ao apelo à prática de exercício físico. “Só assim somos felizes e com saúde”, sublinhou.
O enfermeiro Nuno Pedro, que trabalha na pediatria do hospital das Caldas, agradeceu o apoio proporcionado por esta iniciativa do Grupo Correia Rosa e da Gazeta, adiantando que a verba apurada será utilizada para adquirir dispositivos médicos e material de excelência para a ala pediátrica.
O enfermeiro deu os parabéns a quem pratica exercício físico de forma regular, e também a quem está agora a dar os primeiros passos. “Continuem porque assim diminuem muito os riscos de situações menos boas que ocorrem mais tarde”, observou.
A corrida, no formato de trail, começou e terminou na Mata Rainha D. Leonor e incluiu uma passagem num percurso de obstáculos na ESE, num percurso com cerca de 13 km. O vencedor, André Pinto, gastou um pouco menos de 44 minutos a cumprir o percurso. A primeira senhora a cortar a meta, Joana Lopes, demorou mais 25 minutos e meio.
Na caminhada, todos foram vencedores.