Bombeiros de Óbidos sensibilizam idosos

0
571
Uma plateia atenta escutou os conselhos do bombeiro Carlos Sousa

Mais de 40 idosos que frequentam os centros Melhor Idade da Amoreira, Vau e Sobral da Lagoa, aprenderam, na tarde de terça-feira (11 de Fevereiro), a proteger-se em situações de sismo, inundações e vagas de frio. A formação é ministrada pelos Bombeiros Voluntários de Óbidos e a temática escolhida tendo em conta a pertinência para esta faixa etári

“Numa situação normal uma pessoa sente-se mal, chama o 112 e o socorro aparece. Mas neste caso é diferente porque há muitas pessoas afectadas e há que ter em conta o que fazer antes, durante e após o sismo”, explicou o bombeiro Carlos Sousa. Perante uma plateia interessada, o soldado da Paz informou que estes devem ter os locais de passagem na casa desimpedidos, os móveis fixados na parede e os mais pesados junto ao solo, por motivos de segurança. Carlos Sousa deixou conselhos para protecção e indicações de que devem ter sempre preparado um kit de primeiros socorros e com medicação de reserva, assim como ligar a rádio para irem acompanhando as indicações de procedimentos.
E porque a seguir a um sismo pode haver um tsunami, o bombeiro alertou que é importante afastarem-se de praias, soltar os animais e, se estiverem na rua, não irem para dentro de casa. Caso haja feridos, deverão pedir socorro ou, se puderem, ajudá-los, pois nestas situações de catástrofe, os meios de socorro têm mais dificuldade em dar resposta. Por exemplo, actualmente em Portugal apenas existe um plano para a actividade sísmica, na área metropolitana de Lisboa, por ser considerada a mais vulnerável. Caso este seja activado, os bombeiros de Óbidos terão que ir prestar socorro na freguesia da Amadora.
Carlos Sousa explicou também os procedimentos a ter com as vagas de frio, alertando para as situações de hipotermia, assim como para as queimaduras provocadas pelas baixas temperaturas, cujo risco é potenciado em quem tem problemas de circulação. Na sessão, de cerca de hora e meia, foram ainda abordados os cuidados a ter com as cheias e inundações.
Esta actividade, que decorreu na Amoreira e juntou idosos dos centros Melhor Idade dala localidade, e do Vau e Sobral da Lagoa, insere-se num projecto do município e Serviço Municipal da Protecção Civil em parceria com os Bombeiros de Óbidos. Os temas foram escolhidos tendo em conta a idade dos participantes e de modo a permitir-lhes “saber como deverão resguardar-se e proceder”, explicou Carlos Sousa, acrescentando que esta informação já lhes devia ter chegado antes, nomeadamente no ensino básico. Para combater esta falta de conhecimento, os bombeiros estão, em conjunto com o município, a “tentar criar a disciplina de Protecção Civil, de modo a introduzir estes temas às crianças e preparando-as para estas situações”.
Os bombeiros de Óbidos também já dinamizaram uma sessão sobre a activação do sistema integrado de emergência médica (112) e realização de pequenas manobras de salvamento.