Cipriano Cruz festejou 100 anos

0
665
Gazeta das Caldas

Cipriano Cruz apagou, no passado dia 18 de Maio, 100 velas. Natural de Espinho, no concelho de Mangualde, começou a trabalhar cedo, aos sete anos e, passados três anos, partiu para Lisboa, onde laborou numa fábrica de frigoríficos.
Casou aos 33 anos com uma obidense e veio morar para o concelho, mais concretamente para o Arelho. Mais tarde, por volta dos 45 anos emigra para a França, deixando em terras lusas a mulher e a filha.
Logo que se reforma regressa a Portugal, para morar em Lisboa e, de vez em quando, ao Arelho, localidade onde a sua esposa nasceu e onde tinha casa. Entre as suas grandes paixões estão o Sporting, clube do qual é sócio e costuma acompanhar os jogos.
Cipriano Cruz é utente da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos desde 2016 e mantêm-se muito activo, adora caminhar e participa nas aulas de ginástica e nas actividades de animação.
Para assinalar a data, a Santa Casa da Misericórdia promoveu, pela manhã, uma aula de ginástica especial e um pequeno lanche. À tarde actuaram o Grupo de Ginástica do Centro Social, Cultural e Recreativo da Amoreira, os utentes da Santa Casa e o Grupo de Cavaquinhos das Gaeiras. Foi ainda projectado um filme com a história da vida de Cipriano Cruz e partilhado o bolo de aniversário.