Mais de 120 alunos oriundos de 17 escolas do país participaram na XIV edição do Concurso Interescolas, que este ano decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO). Durante três dias realizaram-se várias provas nas áreas leccionadas nestes estabelecimentos de ensino e a escola anfitriã voltou a destacar-se ao nível da Gestão de Turismo. A aluna vencedora irá em Novembro à Croácia, para representar Portugal na final europeia.

Os alunos puseram em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso que estão a tirar

Tomar o pequeno-almoço na Pastelaria Machado, seguir rumo à zona do Hospital Termal, depois Chafariz das 5 Bicas, Jardim da Água e, por fim, uma experiência sensorial com a criação de uma peça cerâmica na Fábrica Rafael Bordalo Pinheiro. Este o roteiro das Caldas proposto pela jovem aluna da EHTO, Carolina Germano (e que apresentou em conjunto com um colega da escola de Lamego na prova de pares) que a sagrou vencedora na modalidade de Gestão de Turismo.
A jovem portuense, de 23 anos, que está a tirar o curso nas Caldas, inspirou-se nos princípios da Rainha D. Leonor e idealizou um percurso acessível para pessoas com mobilidade reduzida.
Em Novembro, Carolina Germano irá representar, não só a escola, mas também Portugal na final europeia que decorrerá na cidade de Split, na Croácia, no concurso anual da AEHT (Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo). A prova será sobre aquele país e deverá consistir na criação de um roteiro turístico, uma tarefa que a jovem assegura que não será difícil porque “trata-se de um país lindíssimo, com muitos recursos naturais”.
Para a EHTO este prémio assume especial relevo por ter tido a maior participação de sempre, com 11 alunos em prova, quando a média é metade, referiu o director, Daniel Pinto. O responsável salientou que o curso de Gestão de Turismo é uma aposta forte da EHTO e que este já existe desde a fundação da escola, há 12 anos.
A EHTO foi a anfitriã do concurso Interescolas, uma década depois de o ter recebido pela primeira vez. Este ano realizaram-se 11 provas, com um total de 123 alunos de 17 escolas, o maior número de participantes de sempre. Da EHTO estiveram 10 alunos em competição.
Como novidade houve a prova de Empreendedorismo pois “cada vez mais as escolas estão a apoiar e incentivar os alunos na criação de ideias e apresentação de projectos”, explicou Daniel Pinto.
Nas provas de Cozinha, fria (Decatlon) e quente (Cozinheiro Aprendiz), assim como de Bar e Pastelaria, houve a preocupação de envolver marcas e produtos regionais como a codorniz do Landal, a maçã de Alcobaça, a pêra Rocha do Oeste, aguardente da Lourinhã e as ginjas de Óbidos e de Alcobaça. A maioria das provas decorreu no pólo das Caldas da Rainha, mas houve ainda competição em Óbidos e no Inatel da Foz do Arelho, onde ficaram alojados os jovens das outras escolas durante estes dias.