Criada nova marca de roupas medievais em Óbidos

0
1602
Gazeta das Caldas - Obistyle

Obistyle é como se designa a marca de roupa de Paula Marques, que assenta na criação de modelos inspirados em guerreiros e guerreiras medievais. A marca foi apresentada em Óbidos a 7 de Julho, mas por uma “questão de ética”, a esposa do presidente da Câmara, não participa no Mercado Medieval de Óbidos. Estrear-se-á, a 10 de Agosto, no Mercado Medieval de Silves e ainda este ano pretende apresentar as suas criações em Espanha.

Gazeta das Caldas - ObistyleDesde que começou o Mercado Medieval em Óbidos, há 16 anos, que Paula Marques participa, como voluntária, na taverna da associação do Arelho e, desde essa altura, que tinha a preocupação de conjugar as suas cinco ou seis peças de roupa por forma a ir mudando de visual. Começou a interessar-se pela temática e foi desenhando peças, que foi deixando na gaveta, até que este ano decidiu avançar com a sua confecção depois de uma amiga, Margarida Romão, da Modarte (com quem actualmente divide o espaço de trabalho), a ter incentivado a divulgar o trabalho.
São fatos de guerreiros, compostos pelo fato de protecção, as perneiras e braçadeiras (ou punhos), capacetes e elmos. “O mais procurado pelas crianças é o capacete de cavaleiro negro”, explica Paula Marques, acrescentando que também existe um escudo e espada a combinar. Para as meninas, há coroas e outros adereços para colocar na cabeça.
Os modelos mais elaborados custam a partir de 48 euros e os mais básicos a partir de 38 euros, que depois podem ser complementados com os adereços. Um fato completo poderá rondar os 90 euros.
Normalmente a criadora trabalha com as cores pretas e castanhas que, por falta de tinturarias, eram as tradicionais da época medieval. No entanto, para as meninas até aos seis anos, também há apontamentos em cor-de-rosa, nomeadamente nos acessórios numa versão mais fashion.
Paula Marques usa peles sintéticas nas suas criações, com o objectivo de imitar as pelas de animais utilizadas nos trajes da Idade Média e que vê retratadas na sua série de eleição, Guerra dos Tronos.
Engenheira de profissão, e agora empresária, Paula Marques deu a conhecer o projecto, enquanto munícipe, ao Espaço Ó e foi convidada a fazer a sua apresentação pública, que aconteceu no passado dia 7 de Julho. Contudo, não participa no Mercado Medieval por uma “questão de ética”, explica a esposa do actual presidente da Câmara, acrescentando que continua a integrar, enquanto voluntária, a tasquinha da associação do Arelho.
Entretanto, fez uma candidatura para Silves e foi seleccionada. Será a sua estreia em mercados medievais, entre 10 e 19 de Agosto, com uma banca onde irá apresentar as suas criações, com fatos de criança e adulto, homem e mulher. Ainda este ano espera ir a Espanha participar num evento medieval e já fez várias candidaturas para participar em feiras por todo o país.
O que começou por ser uma brincadeira está a tornar-se um caso sério e Paula Marques agora trabalha no atelier até de madrugada para dar resposta aos pedidos.
A empresária sempre teve especial gosto em criar e combinar roupas. É ela quem confecciona os fatos para os filhos participarem nos torneios da patinagem e não descarta a possibilidade de alargar o âmbito das suas roupas a outras temáticas, ou utilização de alguns modelos, como os coletes, no dia-a-dia.
Actualmente os produtos da Obistyle estão à venda na Loja da Identidade, no Espaço Ó (à entrada da vila), e no atelier de Paula Marques, situado na Rua da Raposeira, nº 6, no Bairro dos Arcos.