Dançantes – rancho e dança contemporânea no CCC

0
1118
Rancho de Alvorninha
Num espectáculo inédito os ranchos estiveram no palco do CCC - Isaque Vicente

No final de tarde de domingo, 13 de Maio, o grande auditório do CCC ficou praticamente cheio para ver o espectáculo “Dançantes”, que reuniu em palco 90 pessoas dos ranchos “Os Oleiros”, do Bairro dos Arneiros, “Os Azeitoneiros”, de Alvorninha, e “As Ceifeiras” da Fanadia, com uma companhia de dança contemporânea (Vortice Dance).
O resultado foi uma hora de dança ao som do folclore português, numa experiência que deixou marcas na cidade. É que durante três meses os ranchos ensaiaram uma actuação que é completamente diferente do que fazem durante o ano, mas que valoriza a tradição que transmitem no dia-a-dia.
Em palco, além dos participantes, estava uma grande oliveira e canas secas suspensas do tecto.
No final os representantes dos ranchos agradeceram a iniciativa e salientaram a qualidade de um espectáculo que levou o folclore ao CCC.
A ideia de unir o folclore e a dança contemporânea partiu de Carlos Mota, director do CCC, por ocasião da celebração do 10º aniversário do centro cultural caldense.
A companhia Vortice Dance (Cláudia Martins e Rafael Carriço) nunca tinha trabalhado com ranchos.
No final, o caldense Daniel Trincadeiro descreveu o espectáculo como “emocionante” e mostrou-se orgulhoso do trabalho dos pais e irmão que dançam no rancho de Alvorninha. “Ao longo destes meses foram falando em casa e estavam muito entusiasmados”, contou.
Já Zulmira Silva, de Vila Nova de Alvorninha, veio ver os amigos que andam no rancho. “Foi muito bonito, com uma dança diferente do que é habitual, foi um trabalho maravilhoso”, afirmou.