Os mais novos com recados para os adultos – os incêndios e a gestão da água

0
1002
Carnaval - Gazeta das Caldas
A Branca de Neve e os sete anões na Expoeste |Isaque Vicente

Preocupações de gente crescida, como a questão dos incêndios, as condições dos bombeiros, ou a gestão da água, estiveram em foco no Carnaval das crianças, que se realizou na manhã de sexta-feira, 9 de Fevereiro, na Expoeste e não na avenida 1º de Maio como é habitual. A organização teve receio que chovesse, apesar de todos os sites meteorológicos preverem tempo seco para essa manhã.
Desta forma o evento, que reuniu mais de mil participantes, não teve o impacto público desejado.
Dezassete bombeiros entre os seis e os dez anos vieram do Nadadouro, acompanhados pelas árvores (educadoras). O tema dos incêndios já havia sido o tópico central da festa de Natal.
Já a questão da água e a sua gestão sustentável, era o tema central dos meninos de quatro anos do jardim de infância Leonel Sotto Mayor.
Entre os grupos encontramos ainda os mais jovens idosos do concelho. Vieram do Centro Social e Paroquial de Santa Catarina e têm entre os três e os seis anos. As 38 crianças vieram mascaradas de séniores, numa iniciativa que se insere no projecto educativo da instituição, interligando as várias gerações.

Além destes, não faltaram Zé Povinhos e Marias da Paciência, sapos, caracóis e sardinhas de Bordalo Pinheiro. A Branca de Neve, acompanhada pelos sete anões e a sua madrasta, os piratas, o Robin dos Bosques, os reis, rainhas e princesas, mochos, dentistas e palhaços, quiseram marcar presença num animado desfile que terminou por volta de almoço.