Joaquim Urbano

0
1372

Homem bom, simples, afável e humanista. Estas são algumas das características que distinguem Joaquim Urbano, o médico que trabalhou perto de 30 anos no Hospital das Caldas e que se reformou recentemente, aos 70 anos, por imposição legal. Para além dos cargos profissionais que foi exercendo ao longo dos anos, o Dr. Urbano notabiliza-se também pelo trabalho que tem feito na direcção da Liga de Amigos do Hospital das Caldas da Rainha e na colaboração que deu a algumas colectividades e associações cívicas caldenses.
Natural de Sangalhos (Anadia), Joaquim Urbano formou-se na Universidade de Coimbra em 1976 e começou por realizar o internato geral no Hospital de Aveiro. Fez serviço médico à periferia em Sever do Vouga, depois iniciou o internato em Anestesiologia no Hospital de Castelo Branco e, mais tarde, exerceu funções no Hospital de Alcobaça, até 1992, altura em que se fixou nas Caldas.
Neste hospital foi director dos serviços de Anestesiologia e de Urgência, director clínico, adjunto do director clínico, director do Internato Médico, presidente da Comissão de Ética, director de departamento e presidente da Liga do Hospital.
Joaquim Urbano está também ligado à criação da VMER – Viatura Médica de Emergência e Reanimação, que funciona nas Caldas desde 2002, sendo o seu coordenador. Numa entrevista ao nosso jornal, o médico dizia que trabalhar na VMER é uma “forma diferente” de exercer a profissão e ressalvava que não o fazia para que as pessoas lhe agradeçam, mas que se sente realizado pelo serviço que presta. E essa realização decorre da sensação de “termos sido prestáveis e da consciência que fizemos tudo o que aquela vítima necessitava, até porque, também estamos a exercer uma acção de solidariedade”, referiu.
Pela dedicação que, ao longo da sua carreira, tem prestado aos doentes mas também com ele se cruza noutras áreas, Gazeta das Caldas distingue Joaquim Urbano como a Personalidade do Ano.