Os acidentes são a maior causa de morte e incapacidade em crianças e jovens em Portugal, estas representam em média 50% de todas mortes por acidentes de viação e a probabilidade aumenta se viajarem sem sistemas de retenção adequados.
As crianças com menos de 12 anos de idade e com altura inferior a 135 cm devem viajar seguras por um sistema de retenção homologado, a vulgar cadeirinha.
Até aos 4 anos viajar voltado para trás é a posição mais segura. Em caso de acidente se a criança estiver voltada para a frente a cabeça é projetada sem proteção e o resto do corpo fica preso. Devido ao elevado peso da cabeça e à fragilidade do pescoço, esta zona comporta-se como um chicote podendo causar lesões graves ou mesmo fatais. Viajando no sentido contrário à marcha as forças geradas no acidente distribuem-se melhor pelo corpo da criança.
Caso seja mesmo necessário, só a partir dos 18 meses será admissível que a criança viaje voltada para a frente.
O transporte de crianças com menos de 135 cm de altura deve ser efetuado no banco de trás. As únicas exceções são se:
a criança tiver menos de 3 anos e for transportada numa cadeirinha voltada para trás;
a criança tiver mais de 3 anos e o automóvel não tiver cintos de segurança no banco de trás.
No caso de colocação de cadeirinhas no banco da frente, é fundamental que o airbag esteja desligado, pois em caso de acidente pode comprimir a criança, comprometendo a sua segurança.
Nos automóveis sem cintos de segurança, é proibido o transporte de crianças com idade inferior a 3 anos.
Como escolher o sistema de retenção?
Ao escolher a cadeirinha adequada é fundamental confirmar o peso e a altura da criança.
Todas as cadeirinhas devem estar aprovadas pelas normas internacionais. Existem dois regulamentos, o R129 e o R44/04. Ao comprar uma cadeirinha é importante que procure na etiqueta o número de homologação que deverá começar por 04 ou 00, e que indica que a cadeira cumpre todas as normas de segurança.
Outros fatores a ter em conta são o ajuste e modo de instalação do sistema de retenção no automóvel em que vai ser utilizado.
O que é importante não esquecer?
Em qualquer viagem, por mais curta que seja, e independentemente da velocidade a que circule, não transporte a criança ao colo, sem cadeirinha adequada ou devidamente ajustada e instalada.
Não transporte crianças com menos de 18 meses voltadas para a frente.
No caso de bebés prematuros e crianças com condições de saúde especiais aconselhe-se com o seu Pediatra.


Jacinta Mendes
Cristina Novais
Nunos Vilas Boas

Associação de Saúde Infantil das Caldas da Rainha